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Em Recife, 91% dos beneficiários não pretendem trocar de planos de saúde. Em Salvador, taxa é de 86%
06/08/2013

Pesquisa do Datafolha a pedido do IESS indica ainda que 80% dos recifenses indicariam seus planos de saúde, enquanto a indicação por soteropolitanos é de 70%

São Paulo, 06 de agosto de 2013 – Pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) constata que 91% dos entrevistados da Região Metropolitana de Recife e 86% dos ouvidos em Salvador não trocariam seus atuais planos de saúde. Na capital pernambucana, 80% recomendariam o atual plano de saúde para amigos e familiares, taxa que ficou em 70% entre os soteropolitanos. Os resultados de Recife ficaram acima da média das oito principais regiões metropolitanas pesquisadas pelo Datafolha, que registrou a média de 71% de recomendação dos planos de saúde e de 85% de intenção de continuar com os planos atuais. Os principais resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta em www.iess.org.br

O Datafolha ouviu, em fevereiro, 3,32 mil pessoas, entre beneficiários e não beneficiários, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Para Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS, a fidelidade dos beneficiários das duas regiões é um importante indicativo de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. “O setor de saúde suplementar é bastante competitivo e pulverizado. Se o beneficiário quer manter o plano atual, uma das razões, certamente, é que ele está sendo bem atendido por seu plano”, avalia.

A pesquisa revela que, em Recife, entre os beneficiários que avaliaram os serviços dos planos, 89% consideram  “muito bom ou bom” o atendimento dado durante os exames, ficando em 85% a análise positiva sobre o atendimento das consultas e 87% ao atendimento dado durante a internação. Em Salvador, 84% disseram ser “muito bom ou bom” o atendimento dado durante os exames, enquanto a análise positiva sobre o atendimento das consultas foi de 82% e de 83% o atendimento dado durante a internação.

Na média nacional, foi 90% positiva a avaliação sobre o atendimento durante os exames, 86% o atendimento durante as consultas e 87% o atendimento dado durante a internação.

Além disso, em Salvador, o tempo para agendar e realizar exames foi considerado bom ou muito bom para 74% dos entrevistados, obtendo 72% das citações para realizar consultas ou para a liberação para internações. Em Recife, 75% dos entrevistados qualificaram o prazo de bom ou muito bom para realizar exames, 70% para as consultas e 78% para a liberação de internações.

Objeto de desejo

Nas oito regiões metropolitanas do pesquisadas, o levantamento constata que, entre aqueles que não possuem plano de saúde, entre os principais motivos para se ter (ou desejar) um plano destacam-se: a qualidade do atendimento dos planos de saúde (47%); a saúde pública é precária e o cidadão não quer depender do SUS (39%); e por segurança, para sentir-se tranquilo em caso de doença (18%) – as respostas eram múltiplas e o entrevistado podia indicar mais de uma razão.

Carneiro enxerga nos resultados um forte indicativo para o crescimento da saúde suplementar no Brasil nos próximos anos. “Menos de 25% da população brasileira contava com esse benefício no fim do ano passado. Os resultados comprovam que os planos são essenciais e o brasileiro valoriza esse benefício”, analisa. Prova disso é, segundo ele, que o levantamento revela que 80% dos entrevistados manifestaram “concordar plenamente” com a afirmação de que “o plano de saúde é essencial”.

Planos odontológicos

A pesquisa identificou ser também elevado, nacionalmente, o grau de fidelização dos beneficiários de planos de saúde e odontológicos: 69% recomendariam o plano para amigos e familiares e 78% pretendem seguir com o serviço atual.

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