Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Outubro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Em agosto de 2021, o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos atingiu a marca de 28,3 milhões – o melhor resultado desde o início da série histórica em 2000. O número foi alcançado após o acréscimo de mais de 2,5 milhões de vínculos em 12 meses, representando alta de 9,8% no período. Os dados são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 62, do IESS.

No intervalo analisado, os principais avanços por tipo de contratação foram dos planos individuais e familiares (17,5%) e dos planos coletivos empresariais (9,5%). O resultado de agosto deste ano mostra também que do total de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, 82,5% possuíam um plano coletivo. A proporção é similar ao cenário dos planos médico-hospitalares, conforme o IESS mostrou em outra oportunidade.

Houve crescimento de vínculos em todas as faixas etárias, com destaque para beneficiários com 59 anos ou mais (11,9%). Na análise por regiões do país, Sul (17,9%) e Norte (13,1%) tiveram os melhores desempenhos puxados pelas altas em Tocantins (39,4%) e Santa Catarina (32,7%). Já em números absolutos, o maior aumento foi em São Paulo, com 963.059 novos vínculos. A maior queda ocorreu em Roraima, cuja perda foi de 797 beneficiários entre agosto de 2020 e agosto de 2021.

O bom desempenho do setor também pode ser explicado pelo décimo segundo mês consecutivo em que o número de adesões superou a quantia de cancelamentos. Em agosto, por exemplo, o setor teve a melhor marca de 2021 com saldo positivo de 325.850 beneficiários.
Acesse aqui a íntegra da NAB 62.
 

O número de beneficiários de planos de saúde atinge a maior marca desde maio de 2016, ultrapassando 48,4 milhões de vínculos. No intervalo de 12 meses encerrados em julho de 2021, mais de 1,6 milhões de novos contratos foram firmados, valor que representa alta de 3,4%. Os planos odontológicos superaram o recorde histórico. São mais de 27,9 milhões de beneficiários.

NAB
Dezembro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

Publicação periódica começou a ser produzida em 2016 e traz os resultados do segmento com insights sobre a saúde suplementar no País

O mercado de planos de saúde tem evoluído e segue em expansão com peso significativo para o País, já que atualmente cobre cerca de 25% da população brasileira, ou 51,5 milhões de beneficiários com assistência médico-hospitalar, marca histórica recorde atingida em outubro deste ano. Com o objetivo de mapear e entender a dinâmica desse segmento importante, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) idealizou, em junho de 2016, a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), publicação periódica que, em dezembro de 2024, chega à edição de número 100.

A análise disponibilizada mensalmente busca apesentar desde a evolução do número de beneficiários até as transformações nas operadoras de planos de saúde, abrangendo uma série de segmentações como gênero, faixa etária e tipo de contratação, além de fornecer dados sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A centésima edição    da NAB traz dados e informações sobre os movimentos mais recentes do setor, incluindo a evolução dos beneficiários entre 2000 – início da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – e 2024, período que teve oscilações e desafios. Isso porque, entre 2000 e 2014, o mercado foi marcado por um crescimento consistente, atingindo a marca de 50,1 milhões de beneficiários nesse último ano. No entanto, nos anos seguintes, entre 2015 e 2020, o setor passou por uma desaceleração, com quedas no número total de vínculos, fechando o período, marcado por instabilidade pré-pandemia da Covid-19, com 47 milhões de contratos.

A partir de julho de 2020, no entanto, os indicadores começaram a mudar e apresentaram uma situação mais favorável até atingir, em 2024, um recorde histórico de 51,2 milhões de beneficiários de planos de saúde, reflexo de um cenário mais favorável com recuperação econômica e também pela retomada dos empregos formais no País.

Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, a NAB é um instrumento importante que contribui e auxilia o setor com elementos e insights, visando o aprimoramento e melhora da saúde suplementar como um todo. “Estamos muito satisfeitos de termos chegado à edição número 100 dessa Nota de acompanhamento de Beneficiários. Já são mais de oito anos de análise e o mercado tem demonstrado resiliência e capacidade de adaptação diante de mudanças econômicas, demográficas e sociais”, avalia.  

Além de trazer análise detalhada sobre beneficiários inseridos em planos de saúde, a última edição de 2024 da NAB também mostra a ascensão dos planos coletivos empresariais, o envelhecimento da população e a transformação do mercado com a redução no número de operadoras.

Veja a íntegra da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) 100 aqui.

Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações
LetraCerta Inteligência em Comunicação
Emerson Oliveira – [email protected]
(11) 98231-8002

NAB
Dezembro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

O número de beneficiários de planos médico-hospitalares segue em crescimento no Brasil. Em outubro de 2024 atingiu a expressiva marca de 51,5 milhões de vínculos, novo recorde. As informações são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 100, desenvolvida pelo IESS.

A publicação periódica, que apresenta os principais resultados do mercado de planos de saúde, mostra que levando-se em conta o período de 12 meses houve variação positiva de 1,7% com acréscimo de 853,2 mil contratos no período.

Dentre os tipos de planos, o coletivo empresarial apresentou a maior alta 3,3%. Em um ano, o número de vínculos passou de 35,6 milhões para 36,8 milhões, refletindo o aquecimento do mercado de trabalho. O estoque de empregos formais no período teve aumento de 3,9%.

Já os planos individuais ou familiares apresentaram leve queda de 0,6%. Em outubro de 2023, eram 8,8 milhões de beneficiários com este tipo de contratação e o número caiu para 8,7 milhões no mesmo mês deste ano.

Confira e baixe gratuitamente a NAB 100 aqui.  

Em outubro de 2024, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares foi de 51,5 milhões, marca recorde. A variação nos 12 meses anteriores foi de 1,7% com acréscimo de 853,2 mil vínculos. Já os planos odontológicos somam 34,1 milhões de contratos e, no mesmo período, houve aumento de 2,2 milhões de beneficiários (+7,1%). Veja a íntegra da NAB 100.
 

NAB
Dezembro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

O número de beneficiários com planos de saúde médico-hospitalares atingiu, em setembro, mais uma marca importante, 51,4 milhões de vínculos no País, novo recorde. Em 12 meses houve crescimento de 1,6%, que representa um acréscimo de 795 mil vínculos no período.

As informações são da nova Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) n° 99 do IESS, publicação periódica que apresenta os principais resultados do mercado de planos de saúde.

Dentre os tipos de planos, os coletivos empresariais, que representam 71% do total de vínculos, tiveram a maior alta: 3,1%. Em um ano, o número de contratos passou de 35,6 milhões para 36,7 milhões, refletindo o aquecimento do mercado de trabalho, pois esses são planos oferecidos por empresas aos seus funcionários. O estoque de empregos formais no período teve aumento de 4%.

Os demais tipos de planos apresentaram queda durante o período de 12 meses:  individuais ou familiares, que somam 8,7 milhões de vínculos (-0,5%) e coletivos por adesão, com 5,9 milhões de beneficiários (-4,7%).

Confira e baixe gratuitamente a NAB 99 aqui.  

Em setembro de 2024, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares foi de 51,4 milhões. A variação nos 12 meses anteriores foi de 1,6% com acréscimo de 795 mil vínculos. Já os planos odontológicos somam 34,1 milhões de contratos e, no mesmo período, houve aumento de 2,4 milhões de beneficiários (+7,7%). Veja a íntegra da NAB 99.

NAB
Novembro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

Em agosto de 2024, a odontologia suplementar atingiu a marca recorde de 33,8 milhões de beneficiários. Em 12 meses houve alta de 7,6% com a acréscimo de 2,4 milhões de vínculos. As informações são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) n° 98, do IESS.

Dentre os tipos de planos, os individuais ou familiares tiveram a maior alta no período (23,6%) e encerraram agosto com 6,8 milhões de beneficiários. Os coletivos empresariais somaram 24 milhões e tiveram um crescimento de 4,2%.

Os planos coletivos por adesão tiveram uma leve queda (-0,4%) e fecharam o mesmo período com 2,9 milhões de beneficiários.

Confira e baixe gratuitamente a NAB 98 aqui.  

Em agosto de 2024, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares foi de 51,4 milhões, marca recorde. A variação nos 12 meses anteriores foi de 2% com acréscimo de 996,5 mil vínculos. Já os planos odontológicos somam 33,8 milhões de contratos e, no mesmo período, houve aumento de 2,4 milhões de beneficiários (+7,6%). Veja a íntegra da NAB 98.