Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Maio 2019
Salvar aos favoritos Compartilhar

A nona edição do Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar está chegando! Estamos acertando os últimos detalhes do edital com as regras para inscrição e premiação tanto de trabalhos de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) quanto dos pôsteres – que inclui trabalhos de graduação. 

Se você está fazendo um trabalho, fique de olho aqui no Blog ou em nossos canais nas mídias sociais (FacebookLinkedIn e Twitter) para acompanhar as novidades sobre data e regras de inscrição, premiação e cerimônia de entrega. 

Enquanto aguarda as novidades e a abertura das inscrições, você também pode aproveitar para conhecer (se é que ainda não conhece) o IESSdata, nossa plataforma que reúne de forma prática todos os indicadores do setor e da economia nacional para apoiar a tomada de decisão pelos gestores da saúde suplementar e a coleta de informações pelos pesquisadores e acadêmicos. Uma ferramenta potente e rápida para te apoiar. 

Claro, se quiser ver análises além dos dados brutos, o meio mais rápido é acessar nossa Área Temática, na qual apresentamos alguns dos mais relevantes temas para o setor de saúde suplementar disponibilizados em nosso portal. Outra opção é pesquisar por termos específicos em nosso mecanismo de busca no canto superior direito do site – nós mantemos um trabalho de “tagueamento” constante para possibilitar pesquisas ágeis e efetivas. 

Estamos fazendo nossa parte para fomentar a produção acadêmica e a disseminação de conhecimentos com foco em saúde suplementar. Esperamos ansiosos para ver o que o restante do setor está desenvolvendo! 

Maio 2018
Salvar aos favoritos Compartilhar

O setor de saúde e a sua cadeia de valor são extremamente complexos. Na teoria, pautam-se pelo princípio elementar de cuidar do ser humano e atuar baseado na ética. Entretanto, na prática, desenvolvem-se a partir das dinâmicas e dos interesses particulares de cada um dos agentes envolvidos nesse setor. 

Essa complexidade potencializa-se quando consideramos o acúmulo de dados já disponíveis e a explosão da quantidade de informação gerada, captada e disponibilizada em velocidade exponencialmente maior. 

Estamos falando de um volume de informações gerado por pesquisa e investigação científica, acervos técnicos, estruturas operacionais e administrativas, métodos cada vez mais sofisticados de intervenção clínica e todo um aparato regulatório local e global que tenta reger esse ecossistema. Há um vasto volume de informações que não necessariamente se materializa em conhecimento. 

Nesse cenário, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) atua como um think tank com o objetivo de gerar e divulgar conhecimento a respeito da cadeia de valor da saúde suplementar, perpassando por todos os atores envolvidos. 

Nossa missão é promover o conhecimento a respeito da saúde suplementar e, assim, subsidiar a tomada de decisão nesse setor. Para tanto, seguimos uma abordagem técnica/acadêmica baseada em princípios éticos e autonomia de pesquisa científica, dentro dos preceitos democráticos e universais: todo conhecimento produzido pelo IESS é tornado público e de acesso gratuito pela sociedade. 

Vivemos diariamente uma missão desafiadora. O mercado brasileiro de saúde suplementar se originou nos anos 1950, quando as empresas passavam a assumir a gestão de saúde de seus funcionários e os primeiros grupos de médicos se uniram para operar hospitais particulares e comercializar carnês aos moradores das proximidades das instalações, ofertando acesso aos serviços de saúde. 

Ao longo das décadas, assim como todo o conjunto da saúde, esse segmento cresceu de forma gigantesca e ganhou contornos superlativos. 

Quase um quarto da população brasileira é beneficiária da saúde suplementar. Para termos uma ordem de grandeza, em 2016, foram realizados 272,9 milhões de consultas médicas e 141,1 milhões de atendimentos ambulatoriais, segundo a publicação Mapa Assistencial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Até atingir essa escala, o mercado passou por uma série de ajustes e tem vivenciado muitas mudanças regulatórias. Informação e conhecimento são, portanto, essenciais. Nessa jornada de promoção do conhecimento, no IESS, temos gerado informações de grande apoio ao mercado, como a parametrização da qualidade assistencial e a justa remuneração a partir da adoção de modelos modernos de pagamentos.

Nosso acervo apresenta também contribuições significativas: a apuração de indicadores, como o de Variação de Custo Médico-Hospitalar (VCMH), principal referência a balizar o comportamento de custos da saúde suplementar; o de nível de emprego da saúde e outras tantas iniciativas. 

Se hoje é de conhecimento público que o plano de saúde é o terceiro principal desejo do brasileiro, depois de educação e casa própria, é porque, ao longo dos anos, o IESS requisitou esses levantamentos a institutos de pesquisas renomados, caso do Datafolha e do Ibope. 

Outra frente de atenção está no incentivo à produção acadêmica. Em 2018, ingressaremos na 8ª edição do Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, que laureia os principais trabalhos de pós-graduação ligados ao tema da saúde suplementar nas áreas de Direito, Economia e Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde. 

Concedemos, ainda, bolsas para pesquisa em parceria com a Fapesp para obter propostas inovadoras para garantir a sustentabilidade econômico-financeira e assistencial desse setor. 

O acervo produzido está disponível no portal. Há livros, vídeos, palestras, pesquisas e uma série de conteúdos de livre acesso. Também disponibilizamos um portal, o IESSdata no qual reunimos, de forma dinâmica e interativa, toda a nossa base de dados da saúde suplementar combinada com outros dados econômicos. 

Como dito, a complexidade desse setor, todo seu normativo e, principalmente, a relação intrínseca de cuidado com a vida humana exigem um esforço gigantesco para promover esse conhecimento em favor da sustentabilidade. Mais recentemente, temos dado mais ênfase em iniciativas para encorajar todos os agentes dessa cadeia de valor em prol da transparência. 

Só assim conseguiremos aferir, com precisão, a qualidade assistencial, como estamos em relação a outras nações e até onde poderemos chegar. Sem referências e transparência, será impossível termos bases concretas de comparação e esse é o caminho certo para premiar a qualidade e combater o desperdício. 

Nessa agenda, não temos pretensões totalitárias ou de querer impor uma visão. Muito pelo contrário. O IESS tem promovido uma série de fóruns e articulações para que médicos, operadoras, prestadores de serviços, poder público, academia e beneficiários avancem na construção de referências de técnicas que promovam a qualidade assistencial. 

Só com informação e conhecimento será possível promover o avanço e a continuidade da saúde suplementar no Brasil.

 

Luiz Augusto Carneiro

Superintendente executivo do IESS

Dezembro 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

Estamos expandindo nossas atividades para promover a disseminação de conhecimento na saúde suplementar. A partir de hoje, vamos passar a receber e publicar estudos produzidos por outros pesquisadores, empresas, entidades e organizações. Se você tem um estudo com foco em saúde suplementar, pode enviá-lo para nós e vê-lo publicado e recomendado em nosso site.  

Todos os trabalhos recebidos serão analisados por uma comissão dos pesquisadores e consultores técnicos do IESS antes de serem publicados. O trabalho de curadoria irá dar preferência a estudos com foco em saúde suplementar que se enquadrem na área do Direito, Economia ou Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão de Saúde. Diferentemente do que acontece com o Prêmio IESS, os trabalhos não precisam ter sido apresentados a uma instituição de ensino previamente. 

Para participar, basta enviar seu estudo para [email protected] com o assunto “Publicações Recomendadas” 

Consulte o regulamento completo do IESS Recomenda