Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Lições da China: mudança de modelo de pagamento reduz gastos em 16,9%

Dezembro 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

O aumento dos gastos em saúde é um problema global que atinge diversos países ao redor do globo, não somente o Brasil. Na China, para controlar o crescimento excessivo das despesas e reduzir os gastos, foi feito uma mudança no modelo de pagamento no sistema de saúde, migrando do modelo de pagamento fee-for-service (FFS), que é atualmente utilizado no Brasil, para o sistema de pagamento de orçamento global (GBPS).

O estudo “Global budget payment system helps to reduce outpatient medical expenditure of hypertension in China”, publicado na última edição do Boletim Científico com o título “Modelo de pagamento de orçamento global ajuda a redução de despesas ambulatoriais em saúde para pacientes hipertensos na China”, avaliou qual o efeito do novo modelo de pagamento de orçamento global nas despesas em saúde da cidade de Tianjin, na China.

O principal destaque observado no estudo foi a redução de 16,9%, com base nas despesas em saúde per capita, que o sistema de pagamento de orçamento global apresentou em comparação ao fee-for-service, reduzindo significativamente a despesa em saúde total.  

Este conteúdo foi útil?