Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Programa de Qualificação das Operadoras, uma iniciativa que merece reconhecimento

Setembro 2019
Salvar aos favoritos Compartilhar

 A frase “80% dos beneficiários entrevistados recomendariam o plano de saúde para amigos ou familiares e qualificam seu plano de saúde como bom ou muito bom” soa familiar? Claro, o porcentual é semelhante ao que encontramos na última pesquisa IESS/Ibope, já comentada aqui. Mas, dessa vez, não se trata da pesquisa que encomendamos. 

A afirmação faz parte do relatório de Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras 2018, que acaba de ser divulgado.  De acordo com a publicação, 89 Operadoras de Planos de Saúde (OPS) que respondem por cerca de 29 milhões de beneficiários (aproximadamente 42% do total do setor) realizaram pesquisa de opinião e enviaram os dados para a ANS. 

Mais do que reforçar a satisfação daqueles que usam os serviços da saúde suplementar, o relatório é importante por apresentar o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).  Indicador que busca estimular a redução de assimetrias de informação no setor por meio de transparência e da comparação dos resultados das operadoras. Uma ação que merece ser reconhecida. Afinal, como já deixamos claro aqui no Blog, acreditamos que ter transparência e indicadores de qualidade não só para as OPS mas para todos os elos da cadeia de saúde é primordial para o aperfeiçoamento do setor e para que o beneficiário possa escolher a quem confiar os cuidados daquilo que tem de mais precioso, a própria vida. 

Além de disponibilizar o relatório completo, a ANS também criou uma página que explica brevemente o que é o Programa de Qualificação das Operadoras, como os dados são coletados e, mais interessante, permite uma consulta rápida ao IDSS de cada uma das 858 OPS que participaram voluntariamente da iniciativa. 

Este conteúdo foi útil?