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Julho 2017
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Semana passada, apresentamos, aqui no Blog os resultados da pesquisa IESS/Ibope que indicam o aumento da satisfação dos beneficiários com seus planos de saúde. Esta semana, vamos apresentar mais dois dados retirados da pesquisa: a capital em que os beneficiários estão mais satisfeitos com seus planos e a capital onde a satisfação mais cresceu entre a pesquisa se 2015 e a deste ano. 

Apresentando evolução de 15 pontos porcentuais (p.p.) entre os resultados de 2015 e 2017, Recife é a capital brasileira onde a satisfação da população local com os planos de saúde que possuem mais aumentou. No total, 84% dos recifenses que possuem planos estão “satisfeitos” ou “muito satisfeitos”. Percentual superior ao da média nacional, que é de 80%. 

Respaldando esse resultado, 82% dos beneficiários recifenses afirmam que recomendariam (“com certeza” ou “provavelmente”) o plano que possuem para um amigo ou parente, resultado 12 p.p. superior ao da pesquisa anterior; e 94% declaram a intenção de (“com certeza” ou “provavelmente”) manter o plano atual, proporção 11 p.p. acima da encontrada em 2015.

Quanto a capital em que os beneficiários estão mais satisfeitos com seus planos? Isso é assunto para outro post. Não perca.

Junho 2017
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No começo da semana destacamos, aqui no Blog, que 80% dos brasileiros que contam com um plano médico-hospitalar estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o benefício, de acordo com a pesquisa que encomendamos ao Ibope. Mas quais os motivos dessa satisfação?

Segundo a pesquisa IESS/Ibope, os principais motivos citados para a satisfação dos beneficiários com seus planos de saúde são: atendimento rápido e de qualidade; qualidade dos médicos; praticidade e agilidade na marcação de consultas e autorização de procedimentos; e, qualidade dos hospitais.

Destes, um dos fatores que mais contribuem para a satisfação dos beneficiários é a qualidade do atendimento. Segundo a pesquisa, 88% dos beneficiários utilizaram, nos 12 meses anteriores à entrevista, algum serviço do plano. Entre eles, 90% informam que conseguiram na maior parte das vezes ou todas as vezes solucionar os problemas de saúde a partir dos serviços prestados pelos planos.

Além disso, os canais de atendimento são avaliados como “bons” ou “muito bons” por 86% dos beneficiários, o que reforça a percepção positiva com relação ao atendimento e a satisfação quando o beneficiário precisa do plano. 

Junho 2017
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Há algum tempo temos apontado, aqui no Blog, as relações que o setor de saúde suplementar tem com o mercado de trabalho no Brasil. Analisamos tanto a relação entre a redução dos postos de trabalho formal com o total de beneficiários; quanto o total de empregos gerados pela cadeia da saúde suplementar, foco do nosso mais novo boletim mensal, o Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar.

Agora, a partir da pesquisa que encomendamos ao IBOPE Inteligência, pudemos detectar outra relação muito importante: 95% dos brasileiros consideram o plano de saúde um fator decisivo para escolher entre um emprego e outro.

De acordo com a pesquisa, 79% dos brasileiros consideram este um fator “muito importante” e 16% o consideram “importante”. Isso significa, por exemplo, que oferecer um plano de saúde pode ser fundamental para manter colaboradores essenciais para o desenvolvimento da empresa. Uma questão que empregadores precisam ter em mente, especialmente no atual momento econômico do País.

pesquisa IESS/Ibope ainda reserva muitos dados, que vamos continuar apresentando por aqui. Não perca.