Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cuidado com saúde mental reduz riscos no ambiente de trabalho

Dezembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tópico imprescindível para garantir o bem-estar dos trabalhadores e a boa gestão das empresas, independentemente da estrutura ou área de atuação. Com a chegada da pandemia, muitos gestores tiveram de encontrar soluções para que parte das equipes trabalhassem de forma remota, sobretudo àqueles no grupo de risco da Covid-19. O período de isolamento e as longas jornadas agravaram transtornos como ansiedade, depressão e síndrome de Burnout – que também atingiu os profissionais de saúde. O debate do tema é essencial para evitar o absenteísmo e diminuir riscos na organização.

Além de garantir o bem-estar dos trabalhadores, as empresas que investem em programas que buscam cuidar da saúde mental das equipes também estão menos propensas a riscos graves. “O estresse prejudica a tomada de decisões. E num ambiente fabril também possibilita que o funcionário cumpra simples regras de segurança que o ajudem a evitar acidentes”, explica Dr. Glauco Callia, médico especialista em Medicina do Trabalho e diretor global de Estratégia em Saúde na GSK, durante o Webinar IESS – “Setembro Amarelo: por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?”.

Cabe destacar também que esse não é um problema novo, mas que foi agravado pelo cenário atual. “Por isso que é importante ter um sistema de saúde do trabalho organizado, que ataque de maneira efetiva e corajosa os problemas da saúde mental que enfrentamos hoje”, opina Callia. A íntegra do Webinar IESS sobre o tema está disponível aqui.

Este conteúdo foi útil?