Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Apresentação Prêmio IESS Economia

IX Prêmio IESS - Economia | Antonio Carlos Campino

Dezembro 2019

Antonio Carlos Campino, economista, professor da USP, apresenta os vencedores da categoria Economia do IX Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, durante o seminário “Transformação Digital na Saúde”, realizado no dia 11 de dezembro, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação do IESS Economia Prêmio IESS

Vencedores do VII Prêmio IESS - Economia | Antonio Carlos Campino

Dezembro 2017

Apresentação dos vencedores do VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar na categoria Economia, feita pelo avaliador Antonio Carlos Campino durante o seminário Qualidade e Eficiência na Saúde

Maio 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

Um estudo da Escola Bloomberg de Saúde Pública, da Universidade Johns Hopkins, publicado em uma reportagem do jornal O Globo, revela que poderiam ser poupados R$ 70 bilhões se 50% das crianças entre 8 e 11 anos de idade praticassem ao menos 25 minutos de atividade física três vezes por semana. 

Os números levam em conta a sociedade dos estados unidos, em que apenas 32% dos jovens nessa faixa etária praticam essa quantidade de exercícios. Mas poderiam, facilmente, retratar a sociedade brasileira. Aqui, o índice de obesos aumentou 60% nos últimos dez anos e já alcança mais de 18% da população adulta, como já alertamos aqui

A obesidade é considerada uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não só no Brasil, mas no mundo, e junto com a doença ainda há o crescimento da realização de cirurgias bariátricas, procedimento médico que não pode ser realizado apenas por fins estéticos, como já defendemos aqui no Blog, especialmente porque há uma série de riscos sérios relacionados a intervenção cirúrgica.

Como é de extrema importância falarmos sobre esse assunto, também produzimos o estudo especial “Evolução da obesidade no Brasil” e o TD 59 – “Impactos da cirurgia bariátrica” sobre o tema. Leitura obrigatória para quem se interessa pelo assunto. 

Abril 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

Recentemente publicamos, aqui no blog, um texto falando do exemplo do governo da França que obriga todos os empregadores a fornecer o seguro de saúde a seus funcionários e mantê-lo por ao menos 12 meses em caso de desligamento. Esse é, também, o tema do trabalho vencedor do Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar de 2016 na categoria Direito: "O Modelo de Pós-Pagamento nos Contratos de Plano de Saúde e a Viabilização do Direito de Extensão do Benefício Pós-Emprego"

O trabalho, de Luciana Mayumi Sakamoto, analisa a origem e a aplicação do direito de manutenção, pelo colaborador, do plano de saúde coletivo empresarial depois de seu desligamento da empresa. Tema que ganha ainda mais relevância frente a retração da economia e dos postos de trabalho formais, vivenciados hoje no País. 

Para evitar o aumento da judicialização por pessoas que desejam manter o benefício mesmo após terem se desligado da empresa onde trabalhavam e assegurar o acesso de uma parcela cada vez maior da população aos planos de saúde, o estudo propõe que uma série de medidas que possibilitariam a pessoa que perdeu o emprego manter o benefício, desde que assumisse a responsabilidade pelas contraprestações devidas a operadora. Vale a leitura! 

Apresentação Prêmio IESS Economia

Avaliação dos trabalhos de economia do V Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar | Antonio Campino

Novembro 2015

Apresentação feita por Antonio Campino, avaliador da categoria "Economia" do V Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, durante a Cerimônia de premiação do V Prêmio IESS, realizada em 12 de novembro, no Teatro do Hotel Renaissance, em São Paulo.

Apresentação do IESS Economia

Tendências Econômicas na Saúde | José Cechin

Maio 2010

Apresentação de José Cechin do Class Saúde 2010