Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Aumenta participação de idosos na carteira dos planos de saúde

Abril 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

O Brasil conta com 6,6 milhões de beneficiários de planos de saúde com 59 anos ou mais, segundo números da ANS referentes a dezembro de 2015. O que representa 13,2% dos 49,7 milhões de beneficiários. Muito se fala que idosos não conseguem contratar planos de saúde ou que, ao passar dos anos, são “expulsos” do sistema. Os números desmentem tal crença e, portanto, esse é um mito a ser desmistificado.

Em 2007, havia 4,7 milhões de beneficiários com 59 anos ou mais. O que representava 12% de um universo de 39,3 milhões vínculos. De lá para cá, o total de beneficiários idosos aumentou 39%, enquanto o total de beneficiários, considerando todas as faixas etárias, avançou 26,5%. Ou seja, a proporção dos idosos cresce. E esse crescimento se justifica por duas razões: novas contratações de planos feitas por idosos e processo de envelhecimento populacional, o que, obviamente, resulta em mudanças de faixa etária entre aqueles que já possuem o plano.

Em 2015, enquanto o mercado de planos de saúde registrou redução de 1,5% no total de beneficiários, o número de vínculos da terceira idade aumentou 2,8%. Foram mais de 181 mil novos vínculos, resultado, insistimos, de novas contratações e de migrações de faixa etária.

007 graf

Para quem quiser saber mais, os números estão no IESSdata. Basta selecionar, pela ordem: Dados de Saúde / Beneficiários de Planos Médico-Hospitalares, Período 2007 a 2015, Periodicidade Anual, Seleção / Detalhada / 59 anos ou mais, Regiões / Total e Aplicar.

Este conteúdo foi útil?