Amazonas registra a maior alta do Norte do País em adesões a planos odontológicos

Setembro 2022

Estudo desenvolvido pelo IESS mostra que contratações do tipo coletivo empresarial, além de serem mais representativas, são as que mais crescem

O Amazonas foi o estado que mais cresceu na região Norte do País em novas adesões a planos de saúde exclusivamente odontológicos. Em números absolutos, saltou de 474,5 mil para 515,3 mil, alta de 8,6% nos 12 meses encerrados em julho deste ano – acréscimo de 40,8 mil vínculos. No País já são 30,1 milhões de beneficiários, revela a Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 73, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

De acordo com o estudo, o crescimento em novos contratos foi puxado, especialmente, pela modalidade de planos coletivos – caso do tipo empresarial que teve alta de 11,8% e conta com 387,3 mil vínculos, e o coletivo por adesão (5,7%) com 24,1 mil.

Cabe pontuar que, no período avaliado, houve registro de novos beneficiários em todas as faixas etárias – 0 a 18 anos (8,5%) e 19 a 58 anos (8,3%). As adesões para o público etário com 58 ou mais tiveram alta foi ainda maior (13,8%).

“Esse crescimento mostra a importância crescente que os brasileiros, e os amazonenses, conferem à saúde bucal, isso sem falar da autoestima que uma dentição saudável e bem cuidada proporciona às pessoas. Também reflete a onda mais otimista no tocante à atividade econômica que se começa a observar - o número de trabalhadores formais com base nos dados do Caged, no Amazonas, foi de 466,7 mil oportunidades (alta de 8,5%)”, ressalta José Cechin, superintendente executivo do IESS.

Planos médicos em alta

Assim como nos planos exclusivamente odontológicos, os médico-hospitalares também seguem com tendência de alta no Amazonas. O estado foi o que mais cresceu na região (4,9%), em termos percentuais, no período de 12 meses, e contabilizou em julho de 2022, 585,3 mil beneficiários. No período houve 27,2 mil novas adesões. “Além da melhora nas condições de emprego, nesse estado a pandemia deixou lições importantes relativas à segurança de que tem plano de saúde médico-hospitalar”, diz Cechin. No Brasil, o número de vínculos é de 49,8 milhões.

Clique aqui para acessar a Análise Especial da NAB 73 na íntegra.

Enzo Zilio – [email protected]