Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Santa Catarina registra o maior crescimento no Sul do País em adesões a planos médico-hospitalares

NAB

Santa Catarina registra o maior crescimento no Sul do País em adesões a planos médico-hospitalares

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Estado teve alta de 7% e foi o que mais cresceu em números absolutos na região, aponta análise do IESS

Os últimos 12 meses encerrados em maio deste ano foram favoráveis para Santa Catarina em relação a novas adesões a planos médico-hospitalares. Durante o período, o estado ganhou 105,2 mil novos beneficiários (alta de 7%) e agora acumula 1,6 milhão de vínculos. As informações são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 71, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).        

Em termos percentuais, o estado foi o segundo que mais cresceu no País, acima inclusive, da média nacional (3,2%) – ficou atrás apenas de Mato Grosso (7,5%). No entanto, foi o que teve maior alta em toda a região Sul, a frente do Rio Grande do Sul e Paraná, com registros de 3% e 3,1%, respectivamente. 

O estado também foi o que mais se sobressaiu na região em números absolutos (105,1 beneficiários) e lidera o ranking da região no período apurado. No Paraná foram 91,1 mil  e no Rio Grande do Sul 75,8 mil novos vínculos entre maio do ano passado e o mesmo mês deste ano.

Assim como nas demais regiões do País, o tipo de plano coletivo-empresarial foi o que teve maior registro de alta (8,7%), seguido pelo individual ou familiar (2%) e coletivo por adesão (1,8%). A faixa etária com maior volume de vínculos foi a de 0 a 18 anos (7,1%) com 23,8 mil beneficiários, a frente de 19 a 58 anos (7%) com 68,2 mil, e 59 anos ou mais (6,7%) com 13,1 mil.      

Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, a oferta de empregos se mantém crescente e justifica o bom rendimento registrado em Santa Catarina tanto na aquisição de planos médicos quanto odontológicos. “Tivemos saldo positivo de oportunidades de trabalho em todas as regiões do País. Em Santa Cataria a alta foi de 6,2% entre maio do ano passado e maio deste ano – número bem próximo ao de contratações de planos médico-hospitalares (7%) – o que ajuda a manter esse mercado fortalecido”, justifica.

Planos odontológicos

Em Santa Catarina as aquisições a planos exclusivamente odontológicos foram ainda maiores, uma alta de 21,2% nos 12 meses encerrados em maio de 2022 – que representa 137,7 mil novos beneficiários. Eram 649,5 mil no ano passado e saltou para 787,2 mil em maio deste ano. Em números absolutos, no entanto, o Paraná foi o que mais cresceu na região Sul com 171,7 mil novos vínculos de um total de 1,5 milhão – alta de 12,2%.    

Clique aqui para ver a NAB 71 na íntegra.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações

LetraCerta Inteligência em Comunicação

Emerson Oliveira – [email protected]

(11) 3812-6956 | 98231-8002

Enzo Zilio – [email protected]

(11) 3812-6956

Jander Ramon – [email protected]

(11) 3812-6956

 

Este conteúdo foi útil?