13° Prêmio IESS: identificação de pacientes por meio de aprendizado de máquina de alto risco é tema de trabalho vencedor
No dia 5 de dezembro, conhecemos os vencedores do 13° Prêmio IESS. Foram dezenas de trabalhos inscritos este ano, e os avaliadores das três categorias (Direito, Economia e Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde) escolheram os seis que se destacaram em primeiro e segundo lugar e, também, um que levou o reconhecimento de menção honrosa. No blog de hoje, vamos conhecer um pouco mais de profundidade a grande vencedora da categoria que engloba os temas relacionados à saúde.
Ana Luísa Gonçalves Gomes Coelho Seleme foi a laureada em primeiro lugar com o trabalho “Identificação de pacientes de alto custo com a utilização de dados administrativos e autorreferidos por meio do aprendizado de máquina”, disponível para download aqui. A dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e traz contribuições muito importantes para o setor.
Ela analisou os dados coletados em pesquisa quantitativa e os aplicou em algoritmo “random forest”. A conclusão foi que o uso de um algoritmo com resultados interpretáveis possibilita a identificação de variáveis relacionadas ao alto custo. Isso possibilita a utilização das informações para a implementação de programas de prevenção a doenças e promoção da saúde.
Leia o trabalho aqui.
Assista à cerimônia de premiação aqui.