Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Desafios Pós-Covid-19: sintomas da doença podem durar até dois anos após infecção

Agosto 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Cerca de dois anos e meio depois do início da pandemia da Covid-19, o mundo conquistou avanços importantes, o principal deles, a descoberta da vacina. No entanto, ainda permanecem os desafios ao sistema de saúde e à comunidade científica para resolver algumas questões, como por exemplo, os casos pós infecção da doença, que, segundo estudos, podem se estender até 24 meses.

O assunto foi tratado em webinar promovido pelo IESS com a presença de especialistas – relembre. Durante o encontro, Mirelle Oliveira Saes, professora de Anatomia Humana da FURG e coordenadora do estudo SulCovid, lembrou que o Coronavírus é muito agressivo, altamente transmissível (três vezes mais que um vírus de gripe), muito mais grave e letal.  Além disso, não está restrito ao sistema respiratório, cujas consequências podem se estender até 24 meses após a infecção. 

“As células do sistema nervoso têm grande capacidade de infecção.  Hoje encontramos artigos e muitos estudos relatando a permanência de sintomas residuais após 12 meses ou até 24 meses da infecção, conforme mostra um estudo dinamarquês”, afirma Mirelle, reforçando que há casos de pessoas com sintomas de longa duração, entre eles perda de memória e de atenção. 

Estudo IESS  

Durante o webinar “Efeitos da Pandemia: Desafios de Serviços de Saúde Pós-Covid-19”, o IESS apresentou a Análise Especial Pós-Covid-19, que traça o registro de sintomas a longo prazo, após a infecção pela Covid-19.
 
Entre outras informações, os dados revelam que existem 55 doenças associadas ao Coronavírus. Dentre elas, as cinco mais comuns são a fadiga (58%), dor de cabeça (44%), distúrbio de atenção (27%), queda de cabelo (25%) e dispneia (24%). Além de evidenciar os sintomas mais registrados após a recuperação, o estudo também destaca a importância da reabilitação após a recuperação dos pacientes.
 

Este conteúdo foi útil?