Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Facebook dá primeiros passos no mercado de saúde

Outubro 2019
Salvar aos favoritos Compartilhar

O Facebook acabou de lançar uma nova ferramenta que promete ajudar as pessoas a cuidar da própria saúde. Por enquanto, a função está disponível apenas em inglês e para os Estados Unidos, mas a expansão para outros idiomas e países não deve demorar (a tradução para espanhol já está sendo feita). 

A ferramenta, desenvolvida em conjunto com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o American College of Cardiology, a American Cancer Society e a American Heart Association, irá sugerir uma série de exames e consultas com base na idade e sexo dos usuários e, a partir daí, possibilitar o registro de check-ups e outros exames, consultas e atividades para aprimorar as sugestões dadas a cada indivíduo.  

A iniciativa se junta à lista de novas tecnologias aplicadas à saúde, como as que comentamos aqui, e apesar de ter um risco reduzido de estimular o autodiagnóstico – um problema que também já analisamos no Blog –, já que sugere consultas e exames com profissionais, vem acompanhada de questões importantes sobre a privacidade dos dados. Especialmente frente à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – saiba mais sobre os desdobramentos da mudança no setor de saúde – que deve entrar em vigor em 2020 aqui no Brasil e tem versões similares nos Estados Unidos, Europa e outros países. 

O Facebook promete não compartilhar os dados imputados na ferramenta com outros usuários ou terceiros e, mesmo dentro da empresa, a equipe que teria acesso às informações seria restrita - o que não significa que os usuários do novo recurso não receberam propagandas segmentadas com base nos dados coletados. 

Há perspectivas positivas, especialmente por ser mais uma iniciativa a dar subsídios para as pessoas se envolverem mais nos cuidados com a própria saúde, mas também dúvidas sobre a efetividade da ferramenta. Ainda é cedo para julgar a iniciativa. Mas, certamente, vamos acompanhar seus desdobramentos com interesse e comentar as futuras novidades aqui. Continue nos acompanhando. 

 

Este conteúdo foi útil?