Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Gastos com assistência à saúde odontológica atingem 3,2 bilhões em 2021

NAB
Agosto 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Segundo dados do Panorama da Odontologia Suplementar, desenvolvido pelo IESS, em 2021, as operadoras informaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que foram gastos R$ 3,2 bilhões com assistência à saúde odontológica no País. O estudo, que analisa o período entre 2019 e 2021, foi feito no “Julho Neon”, mês destinado a relembrar a população sobre os cuidados e prevenção com a higiene bucal.

O valor mencionado pela ANS é 16% maior em relação ao ano de 2020. Dentre os procedimentos identificados, as ações preventivas também foram as que tiveram maior custo, totalizando R$ 490 milhões. 

Dentre todas as ações odontológicas realizadas no ano passado, quase metade, 78 milhões (ou 45%) foram atendimentos preventivos. Nesse último ano, foram realizados 32 milhões de aplicações tópicas profissionais de flúor por hemi-arcada, 15 milhões de atividades educativas individuais e 541 mil selantes por elemento dentário em menores de 12 anos de idade. 

De acordo com a análise, em 2019, antes da pandemia, haviam sido realizados 183 milhões de procedimentos odontológicos no País. No ano seguinte, com cenário da pandemia da Covid-19, o volume se reduziu para 154 milhões (-16%). Já em 2021, houve alta de 13% em relação ao ano anterior (174 milhões), porém ainda manteve queda de 5% quando comparado com 2019.   

O “Julho Neon” foi tema de webinar realizado pelo IESS com a presença de especialistas (clique aqui para assistir na integra).

O estudo também ganhou espaço na mídia nacional e foi destaque em veículos importantes como a Folha de S.Paulo, Valor Econômico e CNN Brasil.   

Para mais detalhes sobre o Panorama da Odontologia, clique aqui
 

Este conteúdo foi útil?