Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Mais acesso a diagnóstico pode justificar aumento de casos de internação psiquiátrica por TEA

Janeiro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

Não faz muito tempo que, aqui no blog, apresentamos os principais destaques do Texto para Discussão (TD) 100 - Internações psiquiátricas por Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre beneficiários de planos de saúde. O estudo do IESS apontou que houve um aumento considerável de 33 para 392 casos entre 2015 e 2022 no setor e que, entre 2021 e 2022, as internações mais que dobraram entre as crianças e adolescentes.

O estudo do IESS aponta ainda algumas possibilidades para esse crescimento. Uma delas é a ampliação do acesso ao diagnóstico, assim como mudanças nos critérios e melhores métodos para diagnosticar o transtorno. O TD sugere ainda que o aumento no número de casos pode ser reflexo também de uma melhor triagem e conscientização que ocorrem atualmente.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento e refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Para a produção do estudo, foram utilizados dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a partir da Troca de Informações na Saúde Suplementar – TISS.

Acesse o TD 100 - Internações psiquiátricas por Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre beneficiários de planos de saúde aqui.
 

Este conteúdo foi útil?