Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Saúde preventiva: É preciso conscientizar os homens sobre o tema

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Uma pesquisa revelou que os homens têm cuidado melhor da saúde nos últimos anos. O levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que o público masculino aumentou a procura por serviços médicos em quase 50% entre 2016 e 2020. Contudo, ainda é preciso convencer essa parcela da população a agir de forma preventiva e não apenas buscar por assistência quando há um problema de saúde. Devido a importância do tema, o IESS realizou o webinar “Novembro Azul: Atenção à saúde integral do homem”. O encontro ocorreu em 18/11, no mês da campanha de prevenção ao câncer de próstata.

Aliás, a iniciativa que tinha foco na prevenção desse tipo de câncer, atualmente é mais ampla. “Hoje, a campanha Novembro Azul aborda a saúde integral do homem. Durante o mês de novembro há uma procura muito grande de consultas por cardiologistas”, exemplifica Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida e participante do webinar realizado pelo IESS. Segundo ela, inclusive, as maiores aliadas dessa campanha são as mulheres: “são elas quem marcam atendimentos, acompanham os parceiros e até mesmo relatam sintomas em uma consulta”, acrescenta.

Já em relação aos cuidados sobre o câncer de próstata, o assunto também é de extrema relevância para o setor de saúde suplementar. Em 2020, dos 47 milhões de beneficiários de planos de saúde 47% eram homens. Desse total, o número de homens com 55 anos ou mais somava 3,8 milhões – veja a íntegra da análise. Esse dado é especialmente relevante porque, a partir dessa idade, há maior risco de desenvolver esse tipo de neoplasia. “O câncer de próstata é uma doença do envelhecimento. E não existe sintomas específicos, daí a importância das consultas periódicas para identificação precoce e orientação médica”, orienta o Dr. Rodolfo Borges dos Reis, diretor do Departamento de Uro-oncologia da SBU e participante do webinar realizado pelo IESS.

Para acompanhar todo o debate e as opiniões dos especialistas, assista à íntegra do evento:

Este conteúdo foi útil?