Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Setembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

O webinar que estava programado para 27/8 foi transferido para hoje, 9/9, às 16h. O encontro foi adiado em virtude de um problema no sistema de transmissão do YouTube. O IESS lamenta e pede desculpas pelo ocorrido.

Essa edição do webinar vai abordar os diferentes aspectos da Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão da Saúde, por isso, participarão especialistas renomados e premiados para um encontro propositivo e reflexivo a respeito da temática.

Os convidados são: Eulalia Martins Fraga, especialista em Gestão de Saúde e vencedora do VII Prêmio IESS, Jorge Aguiar de Andrade Neto, mestre em Saúde e vencedor do VIII Prêmio IESS e José Antonio Diniz de Oliveira, doutor em Saúde Pública e vencedor do IX Prêmio IESS. A mediação será do Prof. Dr. Alberto Ogata, avaliador da categoria Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão da Saúde do Prêmio IESS. A transmissão poderá ser acessada no site do IESS ou no canal do IESS no Youtube. Assista AQUI.

Inscreva-se

Profissionais das áreas de Economia, Direito e Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde podem inscrever artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) no XI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. Alunos da graduação também podem se aplicar na categoria “pôsteres”. As inscrições se aproximam do fim e devem ser realizadas até o dia 15 de setembro. Confira o regulamento completo AQUI.

Janeiro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, o IESS realiza o seu primeiro webinar de 2023 com o tema “Qualidade do sono: dormir bem para uma saúde melhor”. A proposta é aprofundar o debate sobre essa questão e destacar a importância de se ter uma boa noite de sono. O encontro, com a presença de especialistas do setor, será transmitido pelos canais do IESS no Facebook e Youtube

Com mediação do superintendente executivo do IESS, José Cechin, o webinar contará com a participação do Dr. Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono InCor na Hospital das Clinicas; Rafaela Garcia Santos de Andrade, fisioterapeuta doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP e Luisa Marot, membro do conselho de nutrição da Associação Brasileira do Sono (Absono).

Na oportunidade, o IESS apresentará o Texto para Discussão (TD 91) – Mudanças na qualidade do sono e uso de medicamentos para dormir em beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares. O estudo traça uma análise comparativa sobre o problema entre beneficiários de planos de saúde, entre os anos 2013 e 2019, com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Os números mostram um crescimento geral na piora na qualidade do sono em praticamente todos as variáveis sociodemográficas analisadas. 

Além de acompanhar ao vivo, também será possível realizar perguntas pelos chats da transmissão e via WhatsApp (11 93352-3355), que serão respondidas pelos participantes.

Clique aqui para assistir ao webinar.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.  
 

Agosto 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

O IESS encerra a série de webinars sobre ESG na Saúde, nesta quinta-feira, 18 de agosto, a partir das 16h. O tema abordado será Governança Corporativa em encontro com especialistas do setor, que será transmitido pelos canais do IESS no Facebook e Youtube.

Com apresentação do superintendente executivo do IESS, José Cechin, o webinar conta com a mediação de Maria Eugênia Buosi, sócia-fundadora da Resultante ESG e com os convidados Patricia Bueno, gerente de Sustentabilidade na NotreDame Intermédica e Tomás Carmona, diretor de Relações Institucionais e superintendente de Sustentabilidade na SulAmérica.

Durante o debate será feito um panorama sobre o tema dentro do universo da saúde. Os convidados apresentarão práticas de sucesso já implementadas no Brasil e debaterão sobre a importância do tema para o desenvolvimento sustentável do setor. 

O movimento ESG vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. A sigla faz referência a compromissos e boas práticas Ambiental, Social e de Governança Corporativa nas empresas, demandas importantes que se aplicam a todos os setores, inclusive na Saúde. Por este motivo, o IESS programou essa série de webinars para debater os três pilares do ESG. 

Além de acompanhar ao vivo o debate, é possível realizar perguntas aos participantes pelos chats da transmissão e via WhatsApp (11 93352-3355).

Saiba mais aqui.
 

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Para garantir a sustentabilidade do setor de saúde suplementar e a qualidade dos serviços, é preciso que atitudes fraudulentas, desperdícios e abusos recebam a atenção necessária. Sendo assim, hoje, às 16h, será realizado, em parceria com a Ernst & Young, o “Webinar IESS – Boas práticas éticas e de governança na saúde”. O encontro terá a participação de especialistas do setor para debater de que forma programas de princípios regulatórios impactam na transparência do setor.

O assunto é de extrema relevância diante do cenário atual. Trabalhos publicados pelo IESS, com base em relatórios e estudos de entidades internacionais, projetam que os desperdícios no sistema privado de saúde do Brasil podem responder por até 20% das despesas do setor, o equivalente a mais de R$ 28 bilhões. São casos que prejudicam todo o sistema (operadoras de saúde e beneficiários de planos) e precisam ser combatidos.

Dentre as iniciativas e práticas de boa conduta, que serão discutidas durante o encontro, está a Certificação Pró-Ética. Criada em 2010, pela Controladoria Geral da União (CGU), em uma das frentes de combate à corrupção, o programa estimula a adoção de medidas de integridade pelas empresas reconhecendo, publicamente, práticas de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

O webinar pode ser acompanhado pelo site do IESS.

Mediador

José Cechin, superintendente executivo do IESS
Convidadas

Patricia Miguel, sócia da Ernst & Young na área de Forensics no Brasil

Luciana Servija Dourado, diretora executiva de Ética & Compliance da UnitedHealth Group Brasil

Aline de Almada Messias, diretora Jurídico e Compliance do Hospital Sírio Libanês

Participe!

Webinar IESS – Boas práticas éticas e de governança na saúde

07/04, das 16h às 17h30

IESS – Site e YouTube

 

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Um dos efeitos causados pela pandemia foi a piora na saúde mental da população. Inclusive, os transtornos mentais se mostram como um dos mais graves problemas de deterioração dos ambientes de trabalho, resultando em altos custos para as pessoas, empresas e sistemas de saúde. Sendo assim, devido a importância do tema, o IESS realizou o webinar “Setembro Amarelo: por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?”. O encontro ocorreu em 16/9, no mês da campanha de prevenção ao suicídio.

O tema é imprescindível, sobretudo por conta dos aumentos dos transtornos mentais entre os brasileiros antes mesmo da chegada da pandemia. Mais de 5,5 milhões de beneficiários de planos de saúde foram diagnosticados com depressão entre 2013 e 2019, conforme apontou o IESS – relembre.

É preciso entender que saúde mental é uma questão complexa e envolve uma série de fatores. “Bem-estar emocional é uma sensação de tranquilidade, de que você consegue produzir e desempenhar os seus papeis sociais, de relacionamentos e ter uma boa relação consigo mesmo”, explica Dr. Geilson Santana, médico psiquiatra e psicoterapeuta.

No ambiente de trabalho, por exemplo, o estresse excessivo prejudica a tomada de decisões e pode até mesmo aumentar os riscos de acidentes em um ambiente fabril. “Quem não está bem mentalmente para trabalhar não consegue desenvolver funções básicas do ponto de vista cognitivo”, afirma Dr. Glauco Callia, médico especialista em medicina do trabalho e diretor global de estratégia em saúde na GSK.

Do ponto de vista das empresas, garantir que os funcionários se sintam valorizados e como parte da organização é um passo importante para reduzir os índices de transtornos mentais. “Quando eu como pessoa percebo que não tenho um trabalho com sentido, interessante e desafiador isso fragiliza a minha identidade e isso pode levar a um estágio anterior ao adoecimento”, afirma Viviane Sarto, líder em saúde corporativa na Honda South America.

Para acompanhar todo o debate e as opiniões dos especialistas, assista à íntegra do evento:

Agosto 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Em contagem regressiva para o XI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, a organização do evento reúne três vencedores de edições anteriores da premiação em webinar nesta quarta-feira (11), às 16h. Com o tema “Direito na saúde suplementar: análise e perspectivas de vencedores do Prêmio IESS”, a transmissão abordará a temática dos trabalhos eleitos e repercutirá a judicialização do setor. 

Participam do evento Marina Fontes de Resende, 1º lugar em 2019, mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília, José Estevam Lopes Cortez da Silva Freitas, segundo lugar na mesma edição, formado em Tecnologia da Saúde, com especialização (MBA) em Regulação da Saúde Suplementar pela FGV em parceria com o Hospital Sírio Libanês, e Antonio José Accetta Vianna, 1º lugar em 2018, especialista em direito civil e processo civil pela universidade Estácio de Sá e MBA em saúde suplementar. 

Os participantes irão discorrer sobre os principais pontos dos trabalhos eleitos e abordarão como eles veem o atual momento do judiciário na avaliação das regras e também da regulamentação da saúde suplementar. A mediação do encontro será de Luiz Felipe Conde, advogado especializado em saúde e presidente da Presidente na Comissão Especial de Saúde Suplementar do Conselho Federal da OAB. Ele é o avaliador da categoria Direto do Prêmio IESS. A transmissão pode ser acessada gratuitamente AQUI. 

Profissionais das áreas de Economia, Direito e Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde podem inscrever artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) no XI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. A inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 15 de setembro. 

Julho 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

De grande importância para todo o setor de saúde nacional, a Atenção Primária à Saúde (APS) não é algo novo, mas ganha um papel fundamental na gestão de saúde e na coordenação de cuidados em função da pandemia de Covid-19. Mais do que nunca o sistema de saúde precisa que a assistência seja coordenada e integral para que a importante e necessária resposta ao novo vírus não deixe áreas fundamentais sem atenção.

Mas afinal, quais as novas tendências em APS a partir da pandemia? Como integrar esse cuidado dentro do sistema de saúde como um todo (público e privado)? Que papel a APS terá na vida das pessoas que se recuperaram da Covid-19?

São várias as perguntas sobre esse vasto tema que iremos abordar hoje em nosso webinar “Novas tendências em Atenção Primária à Saúde” a partir das 16h. Para esse importante debate, reunimos 3 dos principais especialistas em gestão de saúde com mediação de José Cechin, superintendente executivo do IESS.

·Renata Maria de Oliveira CostaDiretora do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária em Saúde o Ministério da Saúde

·Patrícia PenaDiretora Técnica de Saúde do PASA (Vale)

·Alberto OgataPesquisador do Centro de Pesquisa em Administração em Saúde da FGV EAESP e Doutor em Saúde Coletiva

Recentemente, o Centro de Estudos e Planejamento em Gestão de Saúde da Fundação Getulio Vargas (FGVsaúde) realizou, a nosso pedido, um relatório exclusivo sobre o tema. Os pesquisadores descrevem os desafios e oportunidades para que a atenção primária à saúde possa ganhar escala também no sistema privado. Acesse aqui.

Inscreva-se já aqui ou acesse a transmissão do YouTube e adicione o lembrete (abaixo). É daqui a pouco, ao vivo a partir das 16h.