Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Outubro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Em 2021, o IESS exibiu no Brasil a palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde e uso inteligente dos serviços de um dos maiores especialistas em saúde do mundo, o Dr. Nicolaas Pronk, presidente do Instituto HealthPartners e professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA). A apresentação ocorreu durante a cerimônia de entrega do Prêmio IESS. 

Apesar de ter ocorrido em 2021, o tema continua atual diante da importância dos debates sobre cuidados com a saúde, a sustentabilidade da saúde suplementar e dos grandes desafios que o setor enfrenta. Durante a palestra, Pronk abordou uma série de tópicos pertinentes relacionados ao tema.

Para ele, é essencial que cada um seja responsável por sua própria saúde. “É muito importante que você dê um passo para trás, faça um balanço. Como você está indo na vida? É claro que essa ideia de fazer uma avaliação de vida periodicamente é importante para você como indivíduo”, orientou.

Outro ponto levantado pelo especialista foi a necessidade do uso inteligente dos recursos e serviços de saúde para que haja um equilíbrio no sistema. “Seja um consumidor que sabe usar os recursos de assistência médica. Se você receber muito não é bom. Então, você precisa do atendimento certo, na hora certa, com a pessoa certa”, disse.

O especialista, inclusive, reforçou que os pacientes precisam ver os médicos e profissionais da área como parceiros no cuidado à saúde. “Converse e discuta sobre as decisões que precisam ser tomadas para que você tenha a saúde ideal”, exemplificou.

Assista a palestra na íntegra aqui.

Novembro 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

Quem nos acompanha já viu aqui um pouco dos debates e ensinamentos da pandemia de Covid-19 e da palestra de José Cechin, nosso superintendente executivo, “Lições pós-Covid-19: Competência, Criatividade e Consistência”. Para o especialista, é essencial o engajamento das pessoas com a gestão de sua própria saúde e mudanças de comportamento dos gestores, administradores, profissionais, empreendedores e cidadãos após esse delicado momento que atravessamos.

Com o tema “O Despertar para uma nova Saúde”, o Grupo Mídia realizou a oitava edição do Fórum Healthcare Business (FHCB) de modo 100% digital, transmitido pelo canal do Youtube e também pela página da Healthcare Management no Facebook, que contou com a participação de diferentes especialistas do setor.

O Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, professor Chao Wen, realizou a palestra “A COVID-19 acelera a Telemedicina”, em que mostrou a popularização dessa tecnologia, assim como alguns erros comuns do segmento. “Ouço muitas pessoas falando sobre a telemedicina ser uma ferramenta, mas é um método médico de investigação e cuidados não presenciais. É um braço da medicina que permite criar outro conceito e chegar à saúde conectada 5.0”, apontou.

Já Cechin, falou sobre erros cometidos durante a pandemia e como será o futuro do setor após o atual cenário. “Um fato pouco pensado é que uma pandemia é tanto uma crise médica quanto de comunicação. Precisávamos de uma comunicação clara vinda de um comunicador confiável e seguindo informações baseadas em recomendações científicas”, refletiu.

Ele ainda apontou para a possibilidade de novos surtos virem à tona e a aceitação da crise demorar para ser revertida, além da melhor preparação para outras ocasiões do mesmo tipo. “Resta saber se as autoridades públicas e políticas têm o desejo de arriscar gastos hoje para deixar a sociedade preparada para uma nova possível epidemia ou pandemia que talvez nunca venha a ocorrer”, comentou.

Com importantes palestras e debates, o encontrou reuniu executivos das principais instituições de saúde, educação e pesquisa do país para debater gestão, inovação e desafios para o setor, além dos reflexos e desafios da Covid-19. Juntamente com o Fórum Healthcare Business, aconteceu a edição 2020 do prêmio Excelência da Saúde, que homenageia instituições que mais se destacaram no setor da saúde brasileiro.

Acesse abaixo.

Outubro 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

Na última semana, o Fórum Healthcare Business – FHCB 2020 trouxe uma série de palestras e diálogos sobre os impactos do novo Coronavírus na saúde brasileira, ensinamentos e debates sobre o salto necessário para a realidade global pós pandemia. No segundo dia do evento, que aconteceu totalmente online, José Cechin, nosso superintendente executivo, apresentou a palestra “Lições pós-Covid-19: Competência, Criatividade e Consistência”.

Segundo ele, é vital o engajamento das pessoas com a gestão de sua própria saúde. “Dessa crise nascerá uma nova saúde calcada nas mudanças de comportamento dos gestores, administradores, profissionais, empreendedores e cidadãos”, pontuou.

Cechin lembrou que a pandemia do novo Coronavírus escancarou a necessidade de se manter hábitos mais favoráveis para uma boa saúde, como de prática de exercícios físicos e alimentação adequada, além de servir de momento propulsor para a Telessaúde e outras iniciativas. “É importante que antes que essa pandemia termine, tenhamos uma regulamentação permanente, atualizada e adequada para o momento atual da saúde brasileira, apropriando-se dos ensinamentos do contexto atual”, lembrou o especialista.

O evento reforçou que quem atua no setor vive momentos de insegurança e tenta entender o atual cenário e atravessar as dificuldades de aquisições de medicamentos e produtos para enfrentar esta crise com planejamento adequado ou ainda da necessidade de se conhecer a saúde da população para melhorar os modelos preditivos e outros aspectos.

Com importantes palestras e debates, o encontrou reuniu executivos das principais instituições de saúde, educação e pesquisa do país para debater gestão, inovação e desafios para o setor, além dos reflexos e desafios da Covid-19. Juntamente com o Fórum Healthcare Business, aconteceu a edição 2020 do prêmio Excelência da Saúde, que homenageia instituições que mais se destacaram no setor da saúde brasileiro.

Acesse abaixo.

Maio 2018
Salvar aos favoritos Compartilhar

Como parte da missão de promover a sustentabilidade da saúde suplementar com a produção de conhecimento e informações que auxiliem na tomada de decisão, participamos periodicamente de eventos que a facilitem e ampliem o debate e a construção de novas ferramentas para o setor. 

Com esse objetivo, Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS, participou no último mês do I Encontro Brasileiro de Gestão da Sinistralidade em Saúde Suplementar, realizado em Curitiba, no Paraná.

Como resposta aos grandes desafios enfrentados pelo setor, como a alta crescente dos custos, a Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT), promoveu o evento pioneiro no tema com a participação de profissionais de referência no país para ampliar a construção de conhecimento com foco na promoção à saúde, prevenção de doenças e novas terapias, sem deixar de lado a gestão financeira sustentável por parte dos diferentes agentes envolvidos.

Luiz Augusto Carneiro apresentou dados sobre diferentes tecnologias que impactaram diretamente na saúde da população e sua respectiva importância nos gastos com saúde no Brasil e no mundo. Um dos exemplos citados pelo executivo diz respeito ao uso de tecnologias cujos benefícios são pequenos, baseados em pouca evidência científica e ainda são responsáveis pela maior parte dos custos da saúde, como o caso da introdução da angioplastia nos Estados Unidos. Importante lembrar como as tecnologias são aditivas, e não substitutivas. Mesmo com a introdução da angioplastia, outros recursos continuaram sendo utilizados, como a cirurgia de revascularização.

Estudo apontou que entre 1986 e 1990, a angioplastia mais do que dobrou naquele país, partindo de um total de 133 mil para 284 mil no período analisado. Contraditoriamente, o número de cirurgia de revascularização, em vez de cair, aumentou substancialmente. A publicação alerta que muitos pacientes receberam ambos os procedimentos. 

No caso nacional, esse assunto é especialmente grave. Mesmo que haja debates sobre os estudos de custo e efetividade da adoção de diferentes tecnologias, a utilização da Avaliação das Tecnologias em Saúde (ATS) ainda caminha a passos lentos e depende do que está sendo feito no setor público. Devido ao alto impacto da questão em todo o sistema, o debate sobre o assunto deve fazer cada vez mais parte da agenda de discussões do setor, gerando conhecimento e ferramentas para a tomada de decisão e formulação de políticas.

Confira a apresentação na íntegra aqui.

Dezembro 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

No começo do mês, dia 7 de dezembro, realizamos o seminário "Qualidade e Eficiência na Saúde" com apresentações especiais de palestrantes de renome nacional e internacional: Maureen Lewis, CEO da Aceso Global; e, Ana Maria Malik, professora da FGV. 

Além dos conteúdos exclusivos, também apresentamos o novo IESSdata, reformulado para facilitar ainda mais a pesquisa, e os vencedores do VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar (que ainda iremos apresentar, um a um, aqui no blog). 

Agora, disponibilizamos os vídeos das apresentações: 

  

Abertura do seminário e apresentação do novo IESSdata 

Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS 

  

Revolucionando o sistema de saúde por meio da qualidade e eficiência  
 

Maureen Lewis, CEO da Aceso Global 

  

Construindo uma estratégia para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde  
 

Ana Maria Malik, professora da FGV 

  

Vídeo resumo do VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar