Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Prêmio IESS: Promoção da saúde é chave para combater doenças crônicas

Agosto 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

Uma das principais causa de morte, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) foram o foco do trabalho vencedor da categoria de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do II Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar (edição 2012): “Fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis na população de belo horizonte”, de Bruna Mara Duarte.

De acordo com o estudo, maus hábitos como tabagismo, sedentarismo e alimentação não saudável contribuem fortemente para o surgimento de DCNTs de maior ou menor gravidade, como doenças cardiovasculares, neoplasias, diabetes, obesidade e doenças respiratórias. 

O trabalho vencedor buscou identificar a prevalência de fatores de risco tanto na população geral quanto entre os beneficiários de planos de saúde em Belo Horizonte. Os resultados apontam que adultos com baixa escolaridade, nos dois grupos, apresentaram maior frequência para comportamentos de risco, como o consumo de tabaco, carnes com gordura excessiva e leite integral, sedentarismo, baixa ingestão de frutas, verduras e legumes e pouco cuidado com a radiação ultravioleta. 

Para combater tanto os fatores de risco quanto o aumento da prevalência de DCNTs, o estudo indica que a melhor solução é focar em programas de Promoção da Saúde e em campanhas de incentivo a exames de rotina para detecção de hipertensão, diabetes, doenças do coração e dislipidemias.

O Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar é a mais importante premiação de trabalhos acadêmicos com foco em saúde suplementar no Brasil.

Se você também tem um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado), com foco em saúde suplementar, nas áreas de Economia, Direito e Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, inscreva-se, gratuitamente, até 15 de setembro. Veja o regulamento completo.

Os dois melhores trabalhos de cada categoria receberão prêmios de R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, além de certificados, que serão entregues em cerimônia de premiação em dezembro.

Este conteúdo foi útil?