Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cuidado com saúde mental reduz riscos no ambiente de trabalho

Cuidado com saúde mental reduz riscos no ambiente de trabalho

Dezembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tópico imprescindível para garantir o bem-estar dos trabalhadores e a boa gestão das empresas, independentemente da estrutura ou área de atuação. Com a chegada da pandemia, muitos gestores tiveram de encontrar soluções para que parte das equipes trabalhassem de forma remota, sobretudo àqueles no grupo de risco da Covid-19. O período de isolamento e as longas jornadas agravaram transtornos como ansiedade, depressão e síndrome de Burnout – que também atingiu os profissionais de saúde. O debate do tema é essencial para evitar o absenteísmo e diminuir riscos na organização.

Além de garantir o bem-estar dos trabalhadores, as empresas que investem em programas que buscam cuidar da saúde mental das equipes também estão menos propensas a riscos graves. “O estresse prejudica a tomada de decisões. E num ambiente fabril também possibilita que o funcionário cumpra simples regras de segurança que o ajudem a evitar acidentes”, explica Dr. Glauco Callia, médico especialista em Medicina do Trabalho e diretor global de Estratégia em Saúde na GSK, durante o Webinar IESS – “Setembro Amarelo: por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?”.

Cabe destacar também que esse não é um problema novo, mas que foi agravado pelo cenário atual. “Por isso que é importante ter um sistema de saúde do trabalho organizado, que ataque de maneira efetiva e corajosa os problemas da saúde mental que enfrentamos hoje”, opina Callia. A íntegra do Webinar IESS sobre o tema está disponível aqui.

Este conteúdo foi útil?