Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Procedimentos odontológicos preventivos são maioria na saúde suplementar

Agosto 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Divulgamos recentemente aqui no blog do IESS que, na saúde suplementar, o número de procedimentos odontológicos realizados em clínicas e consultórios atingiu a marca de 184,5 milhões, crescimento de 6,8% entre 2021 e 2022. No blog de hoje, vamos aprofundar neste tema e apresentar os principais tipos de intervenções realizadas no ano passado.

Antes de elencar os procedimentos mais realizados, é importante destacar que o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos tem crescido de forma contínua desde o momento que passaram a ser mensurados em 2000. A quantidade de pessoas com o benefício passou de 2 para 29 milhões, em 2022. Um dado muito positivo, que reflete o aumento do acesso das pessoas à odontologia.

Os dados aqui apresentados são do Estudo Especial “Um olhar panorâmico da odontologia suplementar (2019 a 2022)”, produzido e divulgado pelo IESS em julho. O mês é marcado pela campanha Julho Neon, destinada à conscientização sobre os cuidados e prevenção com a higiene bucal.

O estudo destaca que do total de procedimentos realizados em 2022, 45% (84,1 milhões) foram preventivos. Ou seja, consultas para atividade educativa individual, aplicação tópica de flúor e selante por elemento dentário. A segunda intervenção mais realizada foi retirada de tártaro (33 milhões), seguida de restauração (17 milhões). As consultas odontológicas iniciais foram 15,4 milhões. 

Além de trazer um levantamento dos beneficiários e dos procedimentos odontológicos na saúde suplementar brasileira, o estudo especial também descreve os valores com despesas realizadas no período. Em 2022, foram gastos R$ 3,3 bilhões com assistência à saúde odontológica. As ações preventivas foram as que tiveram maior custo, totalizando R$ 541 milhões.

Clique aqui para acessar e baixar o estudo gratuitamente. 

Este conteúdo foi útil?