Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Procedimentos odontológicos têm queda de 16% durante a pandemia

Procedimentos odontológicos têm queda de 16% durante a pandemia

Novembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Resultado entre os planos privados foi impactado pelos desafios impostos pela Covid-19

Os planos privados contabilizaram 154 milhões de procedimentos odontológicos em 2020. O valor representa queda de 16% em comparação com o ano anterior, em que foram realizados 183 milhões de intervenções. Os resultados são da “Análise do Mapa Assistencial – Panorama da Odontologia Suplementar no período da pandemia de Covid-19”, elaborada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

As despesas assistenciais exclusivamente odontológicas tiveram retração de 18,5% entre 2019 e 2020. Além da redução nas despesas com procedimentos preventivos (-15,3%), o resultado foi puxado pela queda nas despesas com próteses odontológicas unitárias (-17,2%) e consultas (-16,5%) no intervalo analisado. “Apesar dos impactos da pandemia na saúde e na economia, o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos tem crescido de forma contínua. Em 2020, o setor já contava com a marca histórica de mais de 26,1 milhões de vínculos e agora em setembro de 2021 alcançou a marca de 25,8 milhões”, explica José Cechin, superintendente executivo do IESS. E continua “ainda há muito espaço para crescimento dado que a taxa de cobertura é baixa, assim com o ticket médio, as empresas têm ofertado cada vez mais este benefício, a oferta se dá em vários canais e, como revelou a pesquisa do IESS, é alta a satisfação, a recomendação e a intenção de continuar com o plano odontológico”.

Cabe destacar que, do total de ações assistenciais identificadas, 70 milhões (46%), foram atendimentos preventivos como, por exemplo, atividades educativas, aplicação de flúor e selantes dentários em pacientes menores de 12 anos de idade. Mesmo com a redução de 13% nas ações preventivas entre 2019 e 2020, no comparativo com 2015, esses procedimentos avançaram 33%. Veja a íntegra da análise no portal do IESS.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações

LetraCerta Inteligência em Comunicação

Vinícius Silva – [email protected]

(11) 94753-8787

Thiago Rufino – [email protected]

(11) 98770-0893

Jander Ramon – [email protected]

(11) 3812-6956

 

Este conteúdo foi útil?