Saldo de empregos na saúde suplementar representa 8,5% do total gerado pela economia em 2021

Abril 2022

Análise do IESS mostra que o resultado foi impulsionado pelo bom desempenho dos subsetores de Prestadores e Fornecedores

O saldo de pessoas empregadas no setor privado da saúde encerrou 2021 com 242.926 vínculos, valor que representa 8,5% do saldo gerado pela Economia (2.860.331) nos 12 meses do ano passado. Os dados estão no “Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde”, publicação do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Além disso, o levantamento mostrou que o número de trabalhadores na cadeia da saúde cresceu 0,7% entre setembro e dezembro de 2021 – atingindo 4.656.360 postos de trabalho.

Do total de empregados na cadeia da saúde em dezembro de 2021, 3,6 milhões (78%) eram vínculos do setor privado. Essa proporção diminuiu um ponto percentual em relação ao mês anterior. Também em dezembro, as regiões Sudeste e Nordeste assinalaram as maiores concentrações com, respectivamente, 2.311.463 e 920.628 vínculos.

A análise regional do IESS mostra que, na cadeia da saúde, apenas Sudeste (-1.328) e Sul (-67) tiveram saldo negativo de vagas no mesmo período. O melhor resultado foi no Nordeste (+2.175), puxado pelo desempenho positivo da esfera pública (+1.323). Já o saldo do subsetor privado em 2021 (até dezembro) pode ser dividido entre Prestadores (163.516), Fornecedores (69.358) e Operadoras (10.052).

Na análise do número de pessoas empregadas por esfera do governo, a variação foi negativa apenas no âmbito federal (-1,7%), entre setembro e dezembro de 2021. As esferas municipais e estaduais tiveram altas de 3% e 1,2%, respectivamente. Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, “o avanço registrado entre setembro e dezembro, bem como o saldo positivo assinalado pelo setor privado no acumulado de 2021, reforçam a importância da cadeia da saúde, não apenas para a saúde das pessoas, mas também para a geração de postos de trabalho e, consequentemente, a economia como um todo”.

Acesse a íntegra do relatório aqui.

Vinícius Silva – [email protected]

Thiago Rufino – [email protected]