Um a cada quatro moradores do Distrito Federal possui plano de saúde médico-hospitalar

Abril 2023

Unidade federativa conta com 930 mil beneficiários, aponta estudo do IESS

Em fevereiro deste ano, o Distrito Federal (DF) contabilizou 930 mil beneficiários com planos de saúde médico-hospitalares. De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o DF possui cerca de 3,4 milhões de habitantes. Assim, pouco mais de um a cada quatro moradores (27%) contam com assistência da saúde suplementar.

As informações, da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 80, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que, em 12 meses, o DF teve acréscimo de 8,8 mil vínculos – crescimento de 1% no período. O indicador ficou bem próximo ao maior resultado (943 mil, em agosto de 2022) registrado desde o início da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No Brasil, o número de beneficiários é de 50,3 milhões.

As adesões aos planos do tipo individual ou familiar tiveram crescimento representativo. Em termos percentuais, a modalidade teve alta de 16,2% – saltou de 34,5 mil beneficiários, em fevereiro de 2022, para 40,1 mil no mesmo mês deste ano (5,6 mil contratos a mais). Já os planos coletivos empresariais cresceram (1,3%) – passaram de 672,4 mil para 681,4 mil no mesmo período (acréscimo de 3,2 mil vínculos).

José Cechin, superintendente executivo do IESS, destaca que os planos coletivos empresariais têm crescido e representam 70% do número de vínculos totais do País. “Nota-se um comportamento um pouco diferente no DF. Houve variação positiva no saldo de empregos formais (4,9%), no entanto, o volume de adesões a esse tipo de plano teve alta mais tímida de 1,3%, em 12 meses”, afirma.

Clique aqui para ver a Análise Especial da NAB 80 na íntegra.