Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

12º Prêmio IESS: conheça o trabalho segundo colocado na categoria Economia

Março 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O trabalho de João Fernando Rossi Mazzoni, da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP), foi o segundo colocado na categoria Economia, no 12° Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, realizado em dezembro do ano passado. Em sua pesquisa foi abordado o tema: “Uma investigação qualitativa sobre a concentração de mercado na Saúde Suplementar no Brasil”, e teve como orientador e coautor do projeto, o Professor Dr. João Luiz Passador.  

O intuito do autor era de analisar os fatores que levaram a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as operadoras de planos de saúde a adotarem uma tendência de concentração de mercado, na qual há muitos indivíduos querendo ser usuário de planos de saúde em um país com poucas operadoras que oferecem esse serviço. A princípio, foi realizado uma fundamentação teórica quanto aos princípios da regulação. Em seguida, foi analisado as mudanças na estrutura da regulação da saúde suplementar ao longo dos anos. 

Com base em seu método de pesquisa, Mazzoni conclui que a ANS tem dificultado a manutenção de empresas de pequeno porte do setor, através de medidas normativas e exigências regulatórias. Nesse aspecto, confirma-se as teorias acerca da concentração de mercado na saúde suplementar. 

O 12° Prêmio IESS foi realizado de maneira híbrida, em dezembro de 2022, e contou com o lançamento de novo livro do IESS, além de painel de debate sobre a promoção de saúde nas empresas. O evento, que ao longo da história já resultou em mais de 60 pesquisas premiadas e algumas centenas de estudos avaliados, também premiou candidatos em outras duas categorias: Direito e Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão de Saúde.  

Leia o projeto do segundo colocado aqui

Veja a cerimônia de premiação na íntegra aqui

Baixe agora o novo livro do IESS (Saúde nas Empresas: a promoção de uma ideia sustentável) aqui

Este conteúdo foi útil?