Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

7,7 milhões de paulistas possuem planos odontológicos

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Dos 45,9 milhões de habitantes residentes no Estado de São Paulo, cerca 7,7 milhões (16,7% da população) são beneficiários de planos de saúde odontológicos seja particular, empresarial ou órgão público. Desses, 6,4 milhões são vinculados a planos de assistência médica e odontológica e 1,3 milhão somente odontológico. Os dados são da “Análise da frequência de idas ao dentista segundo posse de plano de saúde no Estado de São Paulo”, desenvolvida pelo IESS, com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019.

Quanto à frequência de visita ao dentista, 12,1% das pessoas com plano (924,9 mil) afirmaram ter ido pela última vez ao especialista em um período entre um e dois anos. Em relação aos que não contam com a assistência, o percentual sobe para 16,6% (6,3 milhões), levando-se em conta o mesmo período. Números que demonstram a importância de conscientização e acompanhamento odontológico. Um tema que já foi abordado pelo IESS em estudo sobre avaliação dos brasileiros sobre saúde bucal (dentes e gengivas) – relembre.

O estudo também mostra que o restante da população, cerca de 38,3 milhões de pessoas não tinham acesso à odontologia suplementar e utilizavam esse serviço por meio do SUS ou custeavam os gastos com recursos próprios.

Além disso, 2,5 milhões de paulistas afirmaram nunca ter ido ao dentista, sendo 2,2 milhões que não contam com a assistência odontológica suplementar e 274,5 mil beneficiários de planos exclusivamente odontológicos. A proporção entre os grupos representa, portanto, 5,9% e 3,6% respectivamente.

Acesse aqui a análise do IESS na íntegra.

O estudo foi tema de pauta do jornal da EPTV (afiliada da Globo) de Ribeirão Preto e também na praça de São Carlos/Araraquara.

Clique aqui para assistir a reportagem

Este conteúdo foi útil?