Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os principais fatores de risco do câncer de próstata

Novembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A idade é um importante fator de risco para o surgimento da doença, uma vez que 9 em cada 10 homens diagnosticados com a doença têm mais de 55 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse dado é um marcador relevante para a saúde suplementar porque o número de beneficiários acima dessa faixa etária somava 3,8 milhões em 2020, de acordo com o estudo especial do IESS: “Novembro Azul e o câncer de próstata em beneficiários de planos privados de saúde”.

Desde 2000, a quantidade de vínculos nessa faixa etária mais que dobrou: 1,9 milhão de beneficiários no primeiro ano e cresceu ininterruptamente desde então. O dado é um ponto que merece atenção dos gestores do setor, pois além do amplo número de beneficiários nesse grupo, a pandemia também impactou o número de internações e procedimentos para tratar a doença, conforme o IESS mostrou recentemente – relembre.

Outro fator de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata é o sobrepeso e a obesidade. Entre 2008 e 2018, o percentual de beneficiários de planos de saúde adultos, residentes das capitais brasileiras, com excesso de peso subiu de 56,3% para 63,2%; já a taxa de obesidade aumentou de 14,2% para 20,5%, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os números chamam atenção porque, nessa população, cerca de 3 em cada 5 beneficiários do sexo masculino tinham sobrepeso e faziam parte do grupo de atenção para o câncer de próstata em 2020. Além disso, a proporção vem aumentando a cada ano desde que os dados passaram a ser computados. Para acessar a íntegra do estudo especial do IESS, clique aqui.

Este conteúdo foi útil?