Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Covid-19 prejudicou a realização de procedimentos odontológicos

Novembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Assim como em demais especialidades da saúde, o setor odontológico também foi afetado pela pandemia de Covid-19. Em 2019, os planos privados de assistência à saúde contabilizaram 183 milhões de procedimentos odontológicos. Já em 2020, esse montante caiu para 154 milhões (-16%), de acordo com a “Análise do Mapa Assistencial – Panorama da Odontologia Suplementar no Período da Pandemia de Covid-19”, apurada pelo IESS com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Contudo, apesar da redução de procedimentos, o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos seguiu em expansão. No intervalo analisado, houve crescimento de 1 milhão de vínculos, atingindo a melhor marca histórica com 26,1 milhões de beneficiários. Em outra oportunidade, o IESS fez uma análise detalhada do perfil dos beneficiários de planos odontológicos no Texto para Discussão nº 81 – saiba mais.

Por suas características específicas, o setor da odontologia suplementar parece superar bem os períodos de crise. Como comparativo, em 2014, por exemplo, o número de planos médico-hospitalares atingiu 50 milhões de vínculos. Entre 2014 e 2019, o segmento perdeu 3 milhões de beneficiários, principalmente pelo baixo desempenho econômico do país. Por outro lado, os planos exclusivamente odontológicos tiveram um aumento 26,4% no mesmo intervalo – valor que representa 5 milhões de novos vínculos.

Veja a íntegra da análise do IESS aqui.

Este conteúdo foi útil?