Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia Mundial do Combate ao Câncer

Fevereiro 2018
Salvar aos favoritos Compartilhar

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Combate ao Câncer é celebrado no próximo dia 4 de fevereiro e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença que mata 8,3 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Tem taxa de incidência de 15 novos casos em 100 mil mulheres ao ano e a mortalidade pode chegar a 5 casos em 100 mil ao ano.

Este tipo de câncer é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. É uma doença que pode levar de 10 a 20 anos para seu desenvolvimento e, caso não seja tratado, pode evoluir para o Carcinoma invasor do colo uterino (tumor maligno).

A boa notícia vem do Vigitel Brasil 2016 - Saúde Suplementar publicado no último mês pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a pesquisa, avançou o número de mulheres beneficiárias de planos de saúde que realizaram exame de citologia oncótica para câncer de colo do útero no país, importante medida na detecção precoce da doença. 

No total dessa população na faixa etária prioritária (de 25 a 64 anos), 92,6% realizou o exame em algum momento da vida. Já 89,5% o fez nos últimos 3 anos. As maiores frequências na realização nos últimos três anos foram observadas em Curitiba, 94,7%, Florianópolis, com 94,0% e Vitória, atingindo 93,2%. Já as menores frequências foram observadas em João Pessoa, com 78,5%, seguido por Maceió, 78,7% e Teresina, 80,9%.

Os números da pesquisa apontam para uma preocupação cada vez maior da população feminina na prevenção e detecção do câncer. Como já falamos aqui, a cada 100 beneficiárias com mais de 50 anos, 98 já fizeram mamografia. 

Importante medida para a detecção precoce da doença, a realização do exame de citologia oncótica para câncer de colo do útero é recomendada pelo Ministério da Saúde para todas as mulheres entre 25 e 64 anos de idade ao menos uma vez por ano e, após dois exames anuais negativos, a cada três anos.

Este conteúdo foi útil?