Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

É hoje, 16/09, às 16h: Webinar debate saúde mental nas empresas

Setembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

A saúde mental dentro das organizações é um grande desafio para as empresas, independentemente do ramo de atuação ou do número de colaboradores. A importância do tema, contudo, foi impulsionado pelas medidas de isolamento social e pelo trabalho remoto, adotado por muitas corporações para reduzir os riscos causados pela pandemia. Atento a essa demanda, o IESS realiza hoje, às 16h, o webinar “Setembro Amarelo: Por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem figurado entre os países com o maior índice de depressão. Entre os beneficiários de planos de saúde, o diagnóstico da doença cresceu de 8,6% para 12,7% entre 2013 e 2019, valor que representa mais de 5,5 milhões de pessoas – conforme o IESS mostrou no Texto para Discussão n° 84 . Dessa forma, debater esse tópico é fundamental, sobretudo durante o Setembro Amarelo – mês da campanha de prevenção ao suicídio.

Em meio a um cenário de inseguranças, o encontro é uma oportunidade para abordarmos a promoção de uma cultura de bem-estar no trabalho. O webinar pode ser acompanhado pelo site do IESS.

Mediador

José Cechin, superintendente executivo do IESS

Convidados

Dr. Geilson Santana, médico psiquiatra e psicoterapeuta, especialista em saúde mental

Viviane Sarto, líder em saúde corporativa na Honda South America

Dr. Glauco Callia, médico especialista em medicina do trabalho e diretor global de estratégia em saúde na GSK

Setembro Amarelo: Por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?

16/9, das 16h às 17h30

Mês das mães: IESS realiza webinar sobre boas práticas do pré-natal ao parto

Maio 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Sabe-se que o pré-natal, conduzido de forma adequada, é a principal ferramenta para evitar riscos de complicações na gestação e no parto. Pensando na jornada da gestante e na importância de a mulher estar no centro dos cuidados e participando das decisões, o IESS promove, no mês das mães o webinar Mães em foco: Boas práticas do pré-natal ao parto. 

Participarão do bate papo, com mediação do superintendente executivo do IESS, José Cechin, Ana Paula Cavalcante, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Lenira Gaede Senesi, diretora social da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa) e Teresa Uras, coordenadora Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Hospital Samaritano. 

O evento, ao vivo e gratuito, será transmitido pelas redes sociais e no site do IESS, nesta quinta-feira, dia 12 de maio, a partir das 16h30 nos canais do IESS no YouTube, Twitter e no site.

Mais sobre a jornada adequada da gestante

O acompanhamento durante a gravidez tem o objetivo de prevenir doenças maternas como hipertensão, pré-eclâmpsia e diabetes; e no feto como más formações, ganho de peso e posicionamento da placenta. Pensando na jornada adequada da gestante, o IESS publicou a Cartilha Boas Práticas do Pré-Natal ao Parto. O documento reúne as melhores condutas para a assistência à mulher, de acordo com diretrizes da OMS, Ministério da Saúde e ANS.
 

É hoje, 18/11, às 16h: Webinar debate a saúde do homem

Novembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Novembro é o mês voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Além de apoiar essa importante campanha, o IESS enfatiza que o cuidado com o bem-estar da população masculina deve permanecer ao longo do ano. Por isso, hoje, às 16h, será realizado o webinar “Novembro Azul: Atenção à saúde integral do homem”. O encontro terá a participação de especialistas para debater os caminhos na promoção de uma assistência que conscientize a sociedade sobre a relevância do tema.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é o segundo que mais atinge a população masculina, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além disso, a doença corresponde a quase 30% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Cabe destacar que a chegada da pandemia também reduziu em 16% o número de internações para a realização de diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença na saúde suplementar – saiba mais. Além disso, o IESS realizou um estudo especial sobre o câncer de próstata em beneficiários de planos de saúde. Veja a íntegra aqui.

O webinar pode ser acompanhado pelo site do IESS.

Mediador

José Cechin, superintendente executivo do IESS

Convidados

Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida;

Dr. Guilherme Barcellos, médico generalista e coordenador da Choosing Wisely Brasil;

Dr. Rodolfo Borges dos Reis, diretor do Departamento de Uro-oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia e especialista em Cirurgia Urológica.

Participe!

Webinar IESS – Novembro Azul: Atenção à saúde integral do homem

18/11, das 16h às 17h30

IESS – Site e YouTube

 

É hoje, 28/10, às 16h: Webinar debate a saúde da mulher

Outubro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Para encerrar o mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o IESS realiza hoje o webinar: “Outubro Rosa: A saúde da mulher no centro do cuidado”, das 16h às 17h30. Devido a importância do tema, o IESS propõe um encontro com especialistas para discutir a responsabilidade e o papel da sociedade com o bem-estar da população feminina.

Recentemente, o IESS lançou a “Análise da Assistência à Saúde da Mulher na Saúde Suplementar Brasileira entre 2015 e 2020”, que traça um panorama da assistência prestada a essa parcela da população – veja a íntegra aqui. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

O webinar pode ser acompanhado pelo site do IESS.

Mediador

José Cechin, superintendente executivo do IESS

Convidadas

Dra. Fernanda Perez, médica mestre em Oncologia e especialista em Cancerologia Cirúrgica no A.C. Camargo Cancer Center

Gláucia Albertoni, nutricionista especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica

Dra. Paola Smanio, cardiologista do Grupo Fleury

Natalia Lara, pesquisadora do IESS

Participe!

Webinar Outubro Rosa – A saúde da mulher no centro do cuidado

28/10, das 16h às 17h30

IESS – Site e YouTube

Setembro Amarelo: cresce o número de quadros depressivos entre beneficiários de planos de saúde

Setembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Diagnóstico da doença aumentou quatro pontos percentuais entre 2013 e 2019, valor que representa mais de 5,5 milhões de pessoas

 

A saúde mental dos brasileiros tem exigido uma observação mais cautelosa por parte dos profissionais de saúde. O número de diagnósticos depressivos cresceu quatro pontos percentuais entre os beneficiários de planos de saúde entre 2013 e 2019, saltando de 8,6 para 12,7%, valor que representa mais de 5,5 milhões de pessoas. A prevalência na população não beneficiária foi de 9,9% em 2019. Os dados são do “Texto para Discussão 84 – Depressão em beneficiários de planos de saúde e fatores de risco associados”, documento do IESS produzido com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2019 e divulgada em 2020.

O superintendente executivo do IESS, José Cechin, vê de forma preocupante o aumento percentual de quatro pontos em seis anos. “Essa evolução impõe em todo setor a necessidade de avaliar os fatores que levam a quadros depressivos e, com isso, planejar estratégias para prevenção. É preciso individualizar o tratamento para buscar soluções mais personalizadas, uma vez que são quadros em que diversos fatores podem influenciar. Campanhas como o Setembro Amarelo, que chama a atenção para a importância da saúde mental, nos ajuda a reforçar esses cuidados”.

É possível observar algumas particularidades no perfil desses pacientes. Os maiores percentuais foram observados em mulheres (17,2%); os homens tiveram índice menor: 6,6%. A faixa etária com maior taxa foi a compreendida entre 60 e 69 anos (15,9%), a região com maior índice foi a Sul (15,6%) e, dentre as escolaridades, percentual mais elevado para aqueles com o ensino fundamental incompleto (16,2%).

Determinadas características ligadas ao mercado de trabalho mostram maior prevalência de depressão entre os beneficiários: estar fora do mercado de trabalho (15,8%), estar empregado no setor público (15,4%) e não ter carteira assinada (12,5%).

O estilo de vida também teve importância para a os dados da pesquisa. Foram observadas maiores incidências da doença entre pessoas que assistem seis ou mais horas de TV por dia (19%), fumam regularmente (16,9%), consomem com frequência doces (14,3%) e refrigerantes (13,1%).

O histórico de saúde também foi um dado que chamou a atenção dos pesquisadores do IESS. A presença de duas ou mais doenças crônicas foi associada a uma prevalência de depressão de 24,1%. Entre os obesos, a prevalência de depressão foi de 16,1%.

Tantos diagnósticos também impactaram nos números de procedimentos realizados no período. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2019, foram aproximadamente 29 milhões intervenções relacionadas ao cuidado em saúde mental – um crescimento de aproximadamente 167% em relação ao número realizado em 2011.

 

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

 

Mais informações

LetraCerta Inteligência em Comunicação

Vinícius Silva – [email protected]

(11) 94753-8787

Thiago Rufino – [email protected]

(11) 98770-0893

Jander Ramon – [email protected]

(11) 3812-6956