As oportunidades de empregos formais geradas na cadeia produtiva da saúde seguem em crescimento contínuo com a marca expressiva de 5,090 milhões de vínculos no País. O estado do Paraná aparece como segundo da Região Sul com maior número de vínculos empregatícios formais na saúde com 220,6 mil postos. À frente fica apenas o Rio Grande do Sul com 267,3 mil registros. Santa Catarina emprega 147,4 mil. Leia na íntegra aqui.
As informações do novo estudo do IESS sobre o Panorama da Odontologia Suplementar Brasileira, com base em dados da ANS, ganharam destaque no jornal O Globo, na coluna do Lauro Jardim. O número de procedimentos odontológicos realizados na saúde suplementar (área que envolve planos e seguros privados) em clínicas e consultórios cresceu 6,3% entre 2022 e 2023 – passou 184,5 milhões para 196,2 milhões. Leia na íntegra aqui.
O segmento da saúde anda aquecido no Brasil e é responsável por quase 5 milhões de empregos formais atualmente. No último trimestre, encerrado em junho deste ano, o país alcançou a marca de 4 milhões e 997 mil empregos, representando uma alta de 1,5% no período. A média é superior ao índice registrado na economia, que é de 1,2%. Leia na íntegra aqui.
Entre 2019 e 2023, o número de beneficiários que procura por terapia ocupacional cresceu de forma representativa, gerando um aumento na demanda por esse tipo de serviço na saúde suplementar. Com isso, a despesa média anual, em termos nominais com os procedimentos por beneficiário, mais que dobrou no período, saltando de R$ 1.106,99 para 2.264,20, respectivamente. Leia na íntegra aqui.
Considerada uma pandemia mundial, a obesidade é um grave problema de saúde pública, que está associada ao desenvolvimento de muitas outras doenças. Dentro desse cenário, a realização de cirurgias bariátricas é uma realidade e tem crescido de forma expressiva na saúde suplementar do Brasil. Entre 2015 e 2023, o número de procedimentos passou de 28,4 mil, em 2015, para 52,4 mil, em 2023, alta de 84,3%. Leia na íntegra aqui.
Os custos dos planos de saúde com beneficiários, na faixa etária de 0 a 18 anos, apresentou crescimento superior no período pós-pandemia de Covid-19 em comparação aos valores registrados pela média dos beneficiários e também em relação à população mais idosa (a partir de 59 anos). Leia na íntegra aqui.
As operadoras de planos de saúde médico-hospitalares encerraram o primeiro trimestre deste ano com um resultado operacional (RO) positivo de R$ 1,9 bilhão, marcando o primeiro desempenho positivo para o período desde 2021. Leia na íntegra aqui.
As informações sobre o Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde (Recs 70), desenvolvido pelo IESS, ganharam destaque no jornal Folha de S.Paulo, na coluna da jornalista Mônica Bergamo. O estudo mostra que a região Norte teve o maior crescimento percentual registrado em março. Leia na íntegra aqui.
A Revista Mediciana S/A abriu espaço para falar sobre a nova plataforma do IESS para quem busca conhecimento sobre temas ligados a saúde suplementar. Leia na íntegra aqui.
Dados e informações do novo estudo do IESS sobre abrangência geográfica de beneficiários de planos de saúde foram destaque no jornal O Globo, na coluna do jornalista Lauro Jardim. Leia na íntegra aqui.