Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Judicialização de saúde: Conceito, consequências e Respostas Institucionais

Janeiro 2023
Salvar aos favoritos Acessar curso Compartilhar

Sobre o Curso
A Escola de Negócios e Seguros (ENS), em parceria com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) elaborou cursos de curta duração para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.

Objetivo
Apresentar os grandes números da judicialização, as principais questões demandadas, os fundamentos das decisões e suas consequências econômicas. Apontar a propensão a judicializar (número de demandas por beneficiário). Discorrer sobre ativismo judicial e segurança jurídica.
 

Conteúdo
Judicialização da Saúde Suplementar: Aspectos Destacados. Comitês Estaduais de Saúde do CNJ. O STF e a Gestão em Saúde. Processo Estrutural em Saúde. Erro Grosseiro e a Pandemia. Livre Convencimento Médico. ESG e Responsabilidade Sanitária. Fundos para Custeio de Tratamentos em Saúde. Direito à Saúde: Tudo a Todos, Tudo a Poucos e Isonomia Constitucional. Erro de Diagnóstico em Saúde e seus Impactos. Constitucionalismo Sanitário. Sustentabilidade em Saúde. Resultados na Judicialização da Saúde. Judicialização da Saúde baseada em Valor. Evidências em Saúde e o Processo Judicial. Novas Regras na Saúde Suplementar. Breves Comentários sobre a Decisão do STJ em Relação ao Rol da ANS. Decisões em Saúde e Consequencialismo. ANS e os Transtornos Globais de Desenvolvimento.

Modalidade
On-line

Período
30 dias (tempo de acesso)

Duração
3h

Informações
Totalmente on-line, com material didático contextualizado em um ambiente virtual de aprendizagem.

Pré-Requisitos
Não há

Investimento
Gratuito

Judicialização é tema de novo curso do IESS Educação

Janeiro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Já estão abertas as inscrições para o novo curso do IESS Educação “Judicialização de saúde: Conceito, consequências e Respostas Institucionais”. O objetivo da aula é apresentar os grandes números da judicialização, as principais questões demandadas, os fundamentos das decisões e suas consequências econômicas, a propensão a judicializar (número de demandas por beneficiário) e discorrer sobre ativismo judicial e segurança jurídica.

Apresentado por Clênio Jair Schulze, membro do Comitê de Saúde do Fórum da Saúde do Conselho Nacional de Justiça, o curso é destinado as áreas jurídicas de prestadores e operadoras, pesquisadores da área da saúde com interesse nos conceitos e consequências da judicialização da saúde e operadores do direito. 

Durante o ano de 2022, como forma de evidenciar a importância do debate sobre esse tema no Brasil, o IESS dedicou a segunda temporada do IESScast para tratar, com um olhar diferenciado e aprofundado, sobre a judicialização na saúde suplementar.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!
 

ESG na Saúde Suplementar

Novembro 2022
Salvar aos favoritos Acessar curso Compartilhar

Sobre o Curso

A Escola de Negócios e Seguros (ENS), em parceria com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) elaborou cursos de curta duração para difundir e esclarecer as bases que fundamentama operação do setor de saúde suplementar.

Objetivo: Introduzir o conceito de ESG e discorrer de que forma as operadoras de saúde e sua rede de atenção à saúde atendem ou deveriam atender esses conceito

Conteúdo

  • Ambiental: Impactos na Saúde; Mudanças Climáticas; Gestão de Emissões no Setor de Saúde; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
    Social: Fundamento Social da Saúde Suplementar;  Acesso; Direitos Humanos; Declaração Universal; Inclusão e Diversidade; Impacto Positivo; Investimento Social Privado.
    Governança Corporativa: Definições; Código de Conduta Ética; A Gestão da Sustentabilidade pela Governança Corporativa; Conselho de Administração / Consultivo; Comitês de Assessoramento; Divulgação.

Modalidade

On-line

Período

30 dias (tempo de acesso)

Duração

3 horas

Informações

Totalmente on-line, com material didático contextualizado em um ambiente virtual de aprendizagem.

Pré-Requisitos

Não há

Investimento

Gratuito

ESG na Saúde Suplementar é tema de novo curso do IESS Educação

Novembro 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

O conceito de sustentabilidade do ESG tem sido um tema recorrente em todos os setores, inclusive na saúde suplementar. Acompanhando essa importante tendência, o IESS, este ano, realizou três webinars, publicou um estudo especial e também dedicou três episódios do IESSCast para tratar sobre o assunto. Agora, é a vez de falarmos sobre o ESG em outro projeto: o IESS Educação.

O novo curso “ESG na Saúde Suplementar” já está disponível para inscrições. O objetivo da videoaula é apresentar os conceitos dos pilares Ambiental, Social e Governança Corporativa, bem como de que forma as operadoras de saúde e sua rede de atenção à saúde atendem ou deveriam atender esses conceitos e princípios.

O curso é apresentado por Ivani B. de Andrade, superintendente de Sustentabilidade na Bradesco Seguros, e Tomás Carmona, superintendente de Sustentabilidade para o Grupo SulAmérica.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!
 

Curso Básico de Saúde Suplementar

Setembro 2022
Salvar aos favoritos Acessar curso Compartilhar

Sobre o Curso

O objetivo do curso é compreender noções e aspectos fundamentais da área da saúde suplementar, a partir do seu processo regulatório, discutindo seu funcionamento com foco nas estruturas dos planos de saúde, na precificação e no desafio do uso racional.

Este curso foi produzido em parceria com o ENS - Escola de Negócios e Seguros.

Conteúdo

  • O módulo introdutório (5h)
    Perspectiva histórica do surgimento do mercado privado de saúde suplementar até a sua regulação pela Lei 9.656/98 e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Falhas de mercado existentes no setor, sob a perspectiva econômica, e as normas e resoluções editadas para corrigi-las.

    Segundo módulo (5h)
    As operadoras de planos privados de assistência à Saúde e os planos de saúde. 

    Terceiro módulo (5h)
    Precificação dos planos de saúde suplementar, como são realizados os reajustes e os mecanismos de regulação.

Modalidade

On-line

Período

O acesso à plataforma de estudos tem a duração de 30 dias.

Duração

30 dias (tempo de acesso)

Local

-

Informações

O curso é totalmente on-line, sem material impresso.
O conteúdo do curso é gratuito e não há emissão de certificado.
Para adquirir o certificado do curso, é necessário efetivar o pagamento da taxa de emissão e realizar a prova.
Valor da taxa: R$50,00

Pré-Requisitos

Ensino médio completo. 

IESS Educação: aprenda sobre a transparência em saúde e indicadores de valor

Agosto 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

"Transparência em Saúde e Indicadores de Valor” é o tema do novo curso disponibilizado pelo IESS Educação, a partir de 12 de agosto. A videoaula gratuita é ministrada por Renato Couto, presidente do Grupo IAGSaúde e cofundador da Plataforma Valor Saúde by DRG Brasil.

O curso aborda a importância da disponibilidade clara de informações e da aplicação de indicadores para operadoras e prestadores no setor da saúde. Também convida o aluno a refletir sobre como essas medidas colaboram com a entrega de valor para toda a cadeia produtiva e para o paciente.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line gratuitas e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.
 
Outros sete cursos estão disponíveis na plataforma, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!
 

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Inscrições abrem em 29 de julho. Plataforma conta com outros seis cursos com foco na saúde suplementar

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), disponibiliza, a partir de 29 de julho, de forma gratuita, o novo curso: Meios Alternativos de Solução de Conflitos em Planos Coletivos Empresariais. A proposta da videoaula, que integra o projeto IESS Educação, é convidar o aluno a refletir sobre a arbitragem como uma forma de solução alternativa ainda não implantada para os conflitos desses tipos de contratação de planos.

O curso é ministrado por Patricia Couto Maia, que é advogada especialista em Direito da Saúde pela PUC/Rio e possui extensão em Arbitragem, Gestão de Pessoas e Compliance e Direito do Trabalho Reformado pela FGV/São Paulo. Patricia também foi vencedora do XI Prêmio IESS (2021), considerado a mais importante premiação acadêmica relacionada à saúde suplementar do Brasil.

Por meio de vídeos com linguagem acessível, o IESS Educação apresenta os mais diversos assuntos relacionados ao setor com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.

Outros seis cursos estão disponíveis na plataforma, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor.

Clique aqui para realizar a inscrição. O aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações

LetraCerta Inteligência em Comunicação

Emerson Oliveira – [email protected]

(11) 3812-6956 | 98231-8002

Enzo Zilio – [email protected]

(11) 3812-6956

Jander Ramon – [email protected]

(11) 3812-6956

 

IESS Educação: Aprenda sobre alternativas na solução de conflitos em planos coletivos empresariais

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

A mediação de conflitos na área da saúde, especialmente na saúde suplementar, é um grande desafio. O setor é complexo e possui pluralidade de autores e problemas que exigem de todas as partes esforço para encontrar soluções abertas. Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades para resolução desses desafios, o IESS Educação disponibiliza, a partir de 29 de julho, um novo curso: Meios Alternativos de Solução de Conflitos em Planos Coletivos Empresariais.

O curso é ministrado por Patricia Couto Maia, especialista em Direito da Saúde pela PUR- Rio, com extensão em Arbitragem, Gestão de Pessoas e Compliance e Direito do Trabalho Reformado pela FGV/São Paulo e vencedora do XI Prêmio IESS (2021). A proposta da aula é convidar o aluno a refletir sobre a arbitragem como uma forma de solução alternativa ainda não implantada para os conflitos de planos de saúde coletivos empresariais.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Outros seis cursos estão disponíveis na plataforma, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!

IESS Educação: cursos online são bem avaliados por alunos, revela pesquisa

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Os primeiros seis cursos do IESS Educação, disponibilizados desde o início de fevereiro, e focados em variados temas da saúde suplementar foram bem conceituados, revela pesquisa de satisfação realizada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). As aulas foram avaliadas pelos alunos participantes em níveis de aceitação (em escala de 0 a 10), em relação à relevância e avaliação dos professores.

 O curso sobre Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH), indicador que é aferido pelo IESS, recebeu a maior nota de 89% dos participantes, que indicaram que gostaram da relevância do curso e também do professor (72%). O módulo de Gestão da Atenção Primária à Saúde também foi bem avaliado com 80% de aprovação para a relevância e 75% para o professor.
Veja a avaliação dos demais cursos:

78% (nota 10) – relevância do curso
76% (nota 10) – professor 

76% (nota 10) – relevância do curso
68% (nota 10) – professor 

74% (nota 10) – relevância do curso
73% (nota 10) – professor 

65% (nota 10) - relevância do curso
69% (nota 10) – professor 

O IESS Educação é realizado em parceria com a ENS e já atraiu a atenção de quase 1,6 mil alunos (até junho). As aulas seguem com inscrições abertas para os cursos gratuitos e de curta duração voltados para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação da saúde suplementar no País. 

De forma on-line e gratuita e com linguagem acessível, as videoaulas são direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. As aulas têm duração de 30 a 90 minutos e são lecionadas por renomados especialistas do setor.

A inscrição pode ser feita pelo site da ENS  e o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias. Fique atento, em breve novos cursos. 
 

IESS Educação: Cursos de capacitação EAD sobre saúde suplementar seguem disponíveis

Junho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

O processo de capacitação e busca por novos conhecimentos é importante sempre, especialmente, nos dias atuais. E na área da saúde não é diferente. O setor é complexo, está em contínuo aperfeiçoamento e, por isso, também exige atualizações constantes.

Pensando nisso, o IESS, em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), oferece uma série de cursos gratuitos de curta duração com conteúdo voltado para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação da saúde suplementar no País.

De forma on-line e gratuita e com linguagem acessível, as videoaulas são voltadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. As videoaulas têm duração de 30 a 90 minutos e são lecionadas por renomados especialistas do setor.

Desde o início de fevereiro deste ano, quando começaram a ser disponibilizados, já foram efetivadas mais 1,2 mil inscrições em seis cursos. Por meio de vídeos com linguagem acessível, o IESS Educação apresenta os mais diversos assuntos relacionados ao setor apresentados por renomados especialistas.

Confira abaixo os cursos disponíveis e faça já a sua inscrição:

A inscrição pode ser feita pelo site da ENS  e o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias.