Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Curso Básico de Saúde Suplementar

Setembro 2022
Salvar aos favoritos Acessar curso Compartilhar

Sobre o Curso

O objetivo do curso é compreender noções e aspectos fundamentais da área da saúde suplementar, a partir do seu processo regulatório, discutindo seu funcionamento com foco nas estruturas dos planos de saúde, na precificação e no desafio do uso racional.

Este curso foi produzido em parceria com o ENS - Escola de Negócios e Seguros.

Conteúdo

  • O módulo introdutório (5h)
    Perspectiva histórica do surgimento do mercado privado de saúde suplementar até a sua regulação pela Lei 9.656/98 e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Falhas de mercado existentes no setor, sob a perspectiva econômica, e as normas e resoluções editadas para corrigi-las.

    Segundo módulo (5h)
    As operadoras de planos privados de assistência à Saúde e os planos de saúde. 

    Terceiro módulo (5h)
    Precificação dos planos de saúde suplementar, como são realizados os reajustes e os mecanismos de regulação.

Modalidade

On-line

Período

O acesso à plataforma de estudos tem a duração de 30 dias.

Duração

30 dias (tempo de acesso)

Local

-

Informações

O curso é totalmente on-line, sem material impresso.
O conteúdo do curso é gratuito e não há emissão de certificado.
Para adquirir o certificado do curso, é necessário efetivar o pagamento da taxa de emissão e realizar a prova.
Valor da taxa: R$50,00

Pré-Requisitos

Ensino médio completo. 

IESS Educação: aprenda sobre a transparência em saúde e indicadores de valor

Agosto 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

"Transparência em Saúde e Indicadores de Valor” é o tema do novo curso disponibilizado pelo IESS Educação, a partir de 12 de agosto. A videoaula gratuita é ministrada por Renato Couto, presidente do Grupo IAGSaúde e cofundador da Plataforma Valor Saúde by DRG Brasil.

O curso aborda a importância da disponibilidade clara de informações e da aplicação de indicadores para operadoras e prestadores no setor da saúde. Também convida o aluno a refletir sobre como essas medidas colaboram com a entrega de valor para toda a cadeia produtiva e para o paciente.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line gratuitas e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.
 
Outros sete cursos estão disponíveis na plataforma, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!
 

Novo curso gratuito do IESS Educação aborda Meios Alternativos de Solução de Conflitos em Planos Coletivos Empresariais

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Inscrições abrem em 29 de julho. Plataforma conta com outros seis cursos com foco na saúde suplementar

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), disponibiliza, a partir de 29 de julho, de forma gratuita, o novo curso: Meios Alternativos de Solução de Conflitos em Planos Coletivos Empresariais. A proposta da videoaula, que integra o projeto IESS Educação, é convidar o aluno a refletir sobre a arbitragem como uma forma de solução alternativa ainda não implantada para os conflitos desses tipos de contratação de planos.

O curso é ministrado por Patricia Couto Maia, que é advogada especialista em Direito da Saúde pela PUC/Rio e possui extensão em Arbitragem, Gestão de Pessoas e Compliance e Direito do Trabalho Reformado pela FGV/São Paulo. Patricia também foi vencedora do XI Prêmio IESS (2021), considerado a mais importante premiação acadêmica relacionada à saúde suplementar do Brasil.

Por meio de vídeos com linguagem acessível, o IESS Educação apresenta os mais diversos assuntos relacionados ao setor com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.

Outros seis cursos estão disponíveis na plataforma, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor.

Clique aqui para realizar a inscrição. O aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações

LetraCerta Inteligência em Comunicação

Emerson Oliveira – [email protected]

(11) 3812-6956 | 98231-8002

Enzo Zilio – [email protected]

(11) 3812-6956

Jander Ramon – [email protected]

(11) 3812-6956

 

IESS Educação: Aprenda sobre alternativas na solução de conflitos em planos coletivos empresariais

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

A mediação de conflitos na área da saúde, especialmente na saúde suplementar, é um grande desafio. O setor é complexo e possui pluralidade de autores e problemas que exigem de todas as partes esforço para encontrar soluções abertas. Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades para resolução desses desafios, o IESS Educação disponibiliza, a partir de 29 de julho, um novo curso: Meios Alternativos de Solução de Conflitos em Planos Coletivos Empresariais.

O curso é ministrado por Patricia Couto Maia, especialista em Direito da Saúde pela PUR- Rio, com extensão em Arbitragem, Gestão de Pessoas e Compliance e Direito do Trabalho Reformado pela FGV/São Paulo e vencedora do XI Prêmio IESS (2021). A proposta da aula é convidar o aluno a refletir sobre a arbitragem como uma forma de solução alternativa ainda não implantada para os conflitos de planos de saúde coletivos empresariais.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Outros seis cursos estão disponíveis na plataforma, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!

IESS Educação: cursos online são bem avaliados por alunos, revela pesquisa

Julho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Os primeiros seis cursos do IESS Educação, disponibilizados desde o início de fevereiro, e focados em variados temas da saúde suplementar foram bem conceituados, revela pesquisa de satisfação realizada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). As aulas foram avaliadas pelos alunos participantes em níveis de aceitação (em escala de 0 a 10), em relação à relevância e avaliação dos professores.

 O curso sobre Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH), indicador que é aferido pelo IESS, recebeu a maior nota de 89% dos participantes, que indicaram que gostaram da relevância do curso e também do professor (72%). O módulo de Gestão da Atenção Primária à Saúde também foi bem avaliado com 80% de aprovação para a relevância e 75% para o professor.
Veja a avaliação dos demais cursos:

78% (nota 10) – relevância do curso
76% (nota 10) – professor 

76% (nota 10) – relevância do curso
68% (nota 10) – professor 

74% (nota 10) – relevância do curso
73% (nota 10) – professor 

65% (nota 10) - relevância do curso
69% (nota 10) – professor 

O IESS Educação é realizado em parceria com a ENS e já atraiu a atenção de quase 1,6 mil alunos (até junho). As aulas seguem com inscrições abertas para os cursos gratuitos e de curta duração voltados para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação da saúde suplementar no País. 

De forma on-line e gratuita e com linguagem acessível, as videoaulas são direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. As aulas têm duração de 30 a 90 minutos e são lecionadas por renomados especialistas do setor.

A inscrição pode ser feita pelo site da ENS  e o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias. Fique atento, em breve novos cursos. 
 

IESS Educação: Cursos de capacitação EAD sobre saúde suplementar seguem disponíveis

Junho 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

O processo de capacitação e busca por novos conhecimentos é importante sempre, especialmente, nos dias atuais. E na área da saúde não é diferente. O setor é complexo, está em contínuo aperfeiçoamento e, por isso, também exige atualizações constantes.

Pensando nisso, o IESS, em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), oferece uma série de cursos gratuitos de curta duração com conteúdo voltado para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação da saúde suplementar no País.

De forma on-line e gratuita e com linguagem acessível, as videoaulas são voltadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. As videoaulas têm duração de 30 a 90 minutos e são lecionadas por renomados especialistas do setor.

Desde o início de fevereiro deste ano, quando começaram a ser disponibilizados, já foram efetivadas mais 1,2 mil inscrições em seis cursos. Por meio de vídeos com linguagem acessível, o IESS Educação apresenta os mais diversos assuntos relacionados ao setor apresentados por renomados especialistas.

Confira abaixo os cursos disponíveis e faça já a sua inscrição:

A inscrição pode ser feita pelo site da ENS  e o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias.

IESS Educação: aprenda sobre a Gestão da Atenção Primária à Saúde

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Atenção Primária à Saúde (APS), normalmente, é o ponto inicial de contato de assistência especializada para cuidar do bem-estar da população. De acordo com definição da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), “na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas”. Entretanto, o Brasil tem uma série de desafios a serem superados para a implantação desse tipo de assistência. Por conta de sua relevância e conexão com a saúde suplementar, o IESS Educação acaba de lançar um curso sobre o tema na plataforma: Gestão da Atenção Primária à Saúde.

O Prof. Dr. Alberto Ogata, especialista em Saúde Coletiva e pesquisador do Centro de Pesquisa em Administração em Saúde da FGV EAESP, ministra as videoaulas que abordam os aspectos conceituais sobre a APS; mostram um panorama do cenário no Brasil, desafios e condições para sua implantação; e apontam a relação da APS com a saúde suplementar.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS). Os outros cursos também disponíveis na plataforma IESS Educação são: Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH); Atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde e Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS); Imperfeições de Mercado e a Necessidade de Regulação do Setor de Saúde Suplementar Brasileiro; Modelos de Remuneração de Prestadores de Serviço de Saúde; e Regras para Reajuste de Planos de Saúde no Brasil. Inscreva-se!

IESS Educação: compreenda as regras para reajuste de planos de saúde

Março 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Como são realizados os cálculos para o reajuste nos planos de saúde? Quais fatores influenciam nesse processo? Essas são perguntas de interesse tanto de beneficiários quanto daqueles que ainda não podem contar com a assistência de um plano médico-hospitalar. Para responder a esse e outros questionamentos, o IESS Educação acaba de lançar um curso sobre o tema: Regras para Reajuste de Planos de Saúde no Brasil. O objetivo das videoaulas é apresentar os principais tópicos que podem aumentar os custos assistenciais.

Além disso, o material explica o porquê, após a Lei nº 9.656/98, apenas o plano individual tem seu ajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Outros tópicos abordados no curso, ministrado por Sandro Leal Alves, superintendente de Estudos e Projetos Especiais da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) são: os tipos de reajuste; a necessidade dos reajustes anuais e por faixa etária; judicialização; e os reajustes realizados durante a pandemia e suas consequências.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS). Os outros cursos também disponíveis na plataforma IESS Educação são: Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH); Atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde e Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS); Imperfeições de Mercado e a Necessidade de Regulação do Setor de Saúde Suplementar Brasileiro; e Modelos de Remuneração de Prestadores de Serviço de Saúde. Inscreva-se!

Inscrições abertas: IESS lança curso de saúde suplementar para magistrados

Março 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

As inscrições para o curso “Temas atuais na Saúde Suplementar com um Olhar no Contexto da Pandemia” ficarão abertas até o dia 31/03. As vagas, 40 no total, são destinadas a magistrados do Poder Judiciário Tocantinense; magistrados associados à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); magistrados do Poder Judiciário de outros Estados, bem como servidores vinculados ao Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e de outros estados.

A ação, uma realização do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), conta com a parceria da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, a Escola Nacional da Magistratura (ENM) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O objetivo é capacitar os alunos a compreenderem os problemas enfrentados sobre a saúde suplementar no Brasil e encontrar novas soluções para solucionar os litígios relativos à judicialização da saúde.

O curso será realizado no período de 7 de abril a 23 de maio e ocorrerá na modalidade de ensino à distância, por meio do Ambiente Virtual da Esmat, com carga horária de 70 horas.

Serão cinco módulos, que serão ministrados por corpo técnico renomado: Reajustes das mensalidades de planos de saúde (Renato Freire Casarotti), Rol de Coberturas Obrigatórias (Vera Valente), LGPD na saúde suplementar – problematização (Rodrigo Rodrigues de Aguiar), Variação dos custos médicos hospitalares (José Cechin) e Modelos de Atenção à Saúde (Alberto José Niituma Ogata), além da tutora, Aline Marinho Bailão Iglesias.

Para se inscrever, clique aqui.

Acesse o edital para mais informações.