Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Agosto 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

Como bem lembrou Henrique Neves, diretor-geral do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador do grupo de gestão de dados do Instituto Coalizão Saúde (ICOS), em nosso webinar, há um enorme diferencial neste setor. “Há algo de especial na área de saúde: o propósito. O que fazemos impacta na vida das pessoas todos os dias”, apontou. A fala do especialista foi durante o encontro “Governança e uso de dados para uma gestão integrada de saúde”, na última semana.

Além da busca de melhor governança, avanço nos aspectos regulatórios e de padronização da informação e seu intercâmbio entre instituições públicas e particulares, outros importantes tópicos abordados no encontro permearam as práticas e éticas profissionais, além da formação de recursos humanos para a atuação em informática da saúde e tratamento das informações.

A qualificação de profissionais foi um dos assuntos mais abordados na conversa. “Quando comparamos com outros países bem menores que o nosso, como o Canadá, percebemos a discrepância. Eles têm mais de 20 cursos ligados à informática em saúde em diferentes instituições. Aqui temos menos de cinco”, comentou Renato Sabbatini, professor adjunto de Informática em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Diretor de Educação do Instituto HL7.

“É lamentável que tenhamos apenas um programa de doutorado na área hoje no País, da PUC- Paraná. A formação de doutores está comprometida, mas precisamos de profissionais nas diferentes áreas e níveis. Por isso, entramos com um pedido no CFM para a criação de programas de residência médica na área de Informática Clínica”, completa Beatriz Leão, co-coordenadora da Especialização em Informática em Saúde do Hospital Sírio-Libanês.

Os especialistas também concordam no que diz respeito ao papel das instituições de saúde no avanço da criação de ferramentas, alteração de processos e rotina de trabalho. “Estamos na fronteira do conhecimento e esse é o futuro do setor. Áreas como medicina de precisão, saúde populacional, prática médica baseada em evidências dependem diretamente do bom uso dos dados, tendo em vista, claro, a segurança e privacidade dos pacientes”, concluiu José Cechin, superintendente executivo do IESS.

A íntegra do webinar pode ser visto no YouTube  ou ainda pelo vídeo abaixo. Seguiremos trazendo outros assuntos abordados nesse e em outros encontros.

Agosto 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

“Avançamos bastante, ainda mais em função deste cenário de pandemia do novo Coronavírus, mas a lição que fica é que temos muito a caminhar. Em termos de formação e atração de profissionais e superação de obstáculos para explorar o gigantesco potencial de uso dos dados no setor de saúde. Sempre considerando a segurança, a privacidade e a autorização de seu uso. A agenda de trabalho é longa”. Assim José Cechin, nosso superintendente executivo, encerrou o webinar “Governança e uso de dados para uma gestão integrada de saúde”, na última semana.

O evento digital ainda reuniu Henrique Neves, diretor-geral do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador do grupo de gestão de dados do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Dra. Beatriz Leão, co-coordenadora da Especialização em Informática em Saúde do Hospital Sírio-Libanês; e Renato Sabbatini, professor adjunto de Informática em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Diretor de Educação do Instituto HL7.

O assunto nunca foi tão atual. A pandemia acelerou fortemente o processo de transformação digital na saúde com a Telemedicina, prescrição eletrônica e novas dinâmicas. “Esse ‘novo normal’ exige que a informação em saúde esteja disponível e possa ser compartilhada, garantindo os aspectos de segurança, integridade e privacidade”, pontuou Beatriz.

E a fala da especialista encontra eco na experiência de Sabbatini. “Há dois aspectos fundamentais nesse debate: a governança dos dados e os padrões de informação. São absolutamente necessários para qualquer País que almeja um sistema de apresentação de dados e interoperabilidade. É algo que estamos perseguindo há muitos anos, e alguns países já conseguiram, como Canadá e Uruguai. O Brasil começa a ter ações mais assertivas nesse campo”, completa.

“É uma mudança cultural, de como se faz a medicina e da importância dos dados. Qual médico não quer mais informação para tratar o seu paciente melhor? Mas é preciso envolver os profissionais com diferentes habilidades nesse processo, atrair e formar pessoal qualificado para dar um salto na qualidade da assistência”, comentou Neves, que além de dirigir o Hospital Israelita Albert Einstein, é coordenador do grupo de gestão de dados do Instituto Coalizão Saúde (ICOS).

A íntegra do webinar pode ser visto no YouTube  ou ainda pelo vídeo abaixo. Seguiremos trazendo outros assuntos abordados no encontro.

Agosto 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

O uso de dados tem crescido em todas as áreas em função da quantidade de informações produzidas e armazenadas em diferentes sistemas e plataformas. A mudança para ambientes e práticas mais digitais demanda, além da adesão de tecnologias, uma nova mentalidade. É por entender que o futuro do setor depende disso que iremos contar com renomados especialistas no webinar “Governança e uso de dados para uma gestão integrada de saúde”, que acontece logo mais, a partir das 16h.

Com mediação de José Cechin, o webinar contará com a participação de Henrique Neves, diretor-geral do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador do grupo de gestão de dados do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Dra. Beatriz Leão, co-coordenadora da Especialização em Informática em Saúde do Hospital Sírio-Libanês; e Renato Sabbatini, professor adjunto de Informática em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Diretor de Educação do Instituto HL7.

O assunto nunca foi tão importante. A ciência de dados tem utilizado, por exemplo, o aprendizado de máquinas para diminuir a subnotificação do novo Coronavírus e conseguir definir os melhores tratamentos e intervenções para salvar vidas neste delicado momento. Com o cenário atual e a evolução do uso de saúde digital, o setor deve se atentar para que esta Transformação Digital seja acelerada e explorada para integrar stakeholders e engajar ainda mais o paciente.

A série de encontros busca tratar de diferentes temas importantes para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar nacional com transmissão ao vivo nas redes sociais do IESS e no canal do YouTube.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente aqui ou acompanhar pelo canal do YouTube. Vídeo abaixo.

Já se inscreveu? Então participe com perguntas diretamente em nosso WhatsApp (11) 93352-3355. Lembre-se: ao vivo a partir das 16h. Até lá!

Agosto 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

O uso de dados tem crescido em todas as áreas nos últimos anos, em função da quantidade de informações produzidas e armazenadas em diferentes sistemas e plataformas. Diariamente, usuários no mundo inteiro geram cerca de 2,5 quintilhões (cada quintilhão corresponde à designação de "um milhão de milhões de milhões”) de bytes de informação, e isto provavelmente só continuará a crescer, com cada vez mais pessoas online e aumento da quantidade de aparelhos conectados à Internet.

Esse movimento sem volta tem também seu impacto na área da saúde e auxilia nas tomadas de decisões, principalmente as mais estratégicas. A importância de Big Data na saúde não gira apenas em torno da quantidade de dados que uma instituição possui, mas o que ela extrai deles.

É fundamental, portanto, compreender como isso impacta no dia a dia do cuidado ao paciente e dos negócios: de que forma é possível utilizar melhor as informações para otimizar tempo, melhorar o atendimento aos pacientes? Como esses dados podem ser analisados e processados para gerar insights e ajudar gestores em decisões estratégicas?

É exatamente sobre isso que iremos abordar em nosso webinar desta semana. Inscreva-se gratuitamente agora – www.iess.org.br/eventos. A transmissão será nesta quinta-feira (13), a partir das 16h, em nossas redes sociais e pelo YouTube.

Mediação

José Cechin, superintendente executivo do IESS

Convidados

Henrique Neves, diretor-geral do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador do grupo de gestão de dados do Instituto Coalizão Saúde (ICOS)

Dra. Beatriz Leão, coordenadora do Programa de Informática em Saúde do Hospital Sírio-Libanês

Prof. Renato Sabbatini, professor adjunto de Informática em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Diretor de Educação do Instituto HL7

Você também já pode se inscrever em nosso canal do YouTube e ativar as notificações para ser lembrado - https://www.youtube.com/IESSBR

Agosto 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

A adoção de novas tecnologias é fundamental para os sistemas de saúde – claro que avaliados os seus riscos, impactos para o segmento e para o avanço da qualidade da assistência. O uso do Prontuário Eletrônico (PEP), por exemplo, é essencial para a segurança do paciente e para um diagnóstico preciso. Tendo em mente, sempre que é necessário treinar os profissionais que fazem uso dessas informações e aspectos como a ética e confidencialidade na coleta e uso de dados.

A mudança para ambientes e práticas mais digitais demanda, além da adesão de tecnologias, mudança de mentalidade. É preciso investir em ações de conscientização, alteração de processos e rotina de trabalho. Com isso, é importante treinamentos para toda as equipes e definições claras sobre a governança dos dados.

E é exatamente o que vamos debater em nosso próximo webinar “Governança e uso de dados para uma gestão integrada de saúde”.

  • Quais são as barreiras ainda a serem superadas para se promover uma melhor gestão de saúde (culturais, econômicas, regulatórias etc.)?
  • Considerando o atual momento de pandemia, como está a evolução do uso de saúde digital (expansão da Telessaúde, por exemplo) e como essa Transformação Digital pode ser acelerada e explorada para integrar stakeholders e engajar ainda mais o paciente?
  • Há um “oceano” de dados hoje capturado pelo sistema de saúde. Como são tratados e, principalmente, como geram valor, em termos de planejamento de estruturas e equipes, gestão de saúde populacional e responsabilização do indivíduo na administração da própria saúde?
  • Quais são os impactos e desafios trazidos pela aplicação da LGPD na saúde?

Esses e outros aspectos serão contemplados no dia 13 de agosto, a partir das 16h com transmissão ao vivo aqui no portal IESS, em nossas redes sociais e no canal do YouTube. Com mediação José Cechin, superintendente executivo do IESS, contará com a participação de Henrique Neves, diretor geral do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador do grupo de gestão de dados do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); da Dra. Beatriz Leão, coordenadora do Programa de Informática em Saúde do Hospital Sírio-Libanês; e Renato Sabbatini, professor adjunto de Informática em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Diretor de Educação do Instituto HL7.

Veja aqui como participar.

Você também já pode se inscrever em nosso canal do YouTube e ativar as notificações para ser lembrado - https://www.youtube.com/IESSBR