Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

IESSCast: Perspectivas para o futuro da saúde suplementar

Setembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

A primeira temporada do IESSCast debateu os temas apresentados no livro “Saúde Suplementar: 20 anos de Transformações e Desafios em um Setor de Evolução Contínua”. As conversas foram conduzidas por José Cechin, superintendente executivo do IESS, junto com os autores da publicação. Neste último episódio da primeira série, o tema central da discussão é demonstrar quais são os principais fatores que podem indicar os cenários futuros e tendências para a saúde, e especificamente na saúde suplementar.

O protagonismo sobre o uso de dados de saúde está cada vez mais presente e, no contexto brasileiro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabeleceu o uso correto dessas informações. Para abordar o futuro dessa agenda e as tendências mais importantes, Cechin convidou Marilia Bartolomei Bortolotto, advogada especialista em regulação do setor da saúde.

Além disso, quais são as perspectivas para o futuro da saúde digital e da telessaúde? Os autores Camila Quadros, Lincoln A. Moura Jr e Rene F. Parente, profissionais da Accenture Brasil, juntamente com Chao Lung Wen, professor associado da USP com livre docência em Telemedicina pela FMUSP, projetam cenários para os próximos anos.

O episódio já está disponível. Acesse pelo YouTube ou ouça em sua plataforma preferida de podcast.

#EP17T2: IESSCast analisa perspectivas para o futuro da judicialização na saúde

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

A segunda temporada do IESSCast debateu os temas apresentados no livro “Judicialização de Planos de Saúde: Conceitos, Disputas e Consequências”. As conversas foram conduzidas por José Cechin, superintendente executivo do IESS, junto com os autores da publicação. Neste último episódio da nova temporada, o tema central da discussão é demonstrar quais são os principais fatores e desafios que podem indicar os cenários futuros e tendências para a saúde suplementar, especificamente na área jurídica.

A intervenção do Judiciário na área da saúde, o ressarcimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas operadoras e a regulação do setor são alguns dos temas discutidos no episódio pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Institucionais do Ministério Público de São Paulo, Arnaldo Hossepian Junior; pelo advogado e mestre em Saúde Pública, Luiz Felipe Conde e pelo advogado e mestre em Direito, Samir José Caetano Martins, respectivamente.

O programa ainda conta com as participações especiais da professora especialista em Contabilidade e Atuária, Ana Carolina Maia; do superintendente executivo da Abramge, Marcos Paulo Novais; da Profa. Dra. em Direito Constitucional, Natália Pires de Vasconcelos; do Prof. Dr. em Economia, Paulo Furquim de Azevedo e dos Ministros Ricardo Villas Bôas Cueva (Superior Tribunal de Justiça) e Marco Aurélio Mello (Supremo Tribunal Federal).

O episódio já está disponível. Acesse pelo YouTube ou ouça em sua plataforma preferida de podcast.

 

Lições extraídas da segunda temporada do IESSCast

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

http://plurall.com.br/plurall/licoes-extraidas-da-segunda-temporada-do-iesscast/

#EP16T2: Lições extraídas da segunda temporada do IESSCast

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Quais aprendizados podemos extrair da segunda temporada do IESSCast, ao analisarmos a saúde suplementar brasileira pelo prisma da área jurídica? A resposta está no nosso penúltimo episódio, que foi ao ar hoje. Nesse programa, apresentamos um resumo dos grandes momentos e destaques que ajudam a compreender, a partir da visão dos especialistas, como se deram as transformações dos planos de saúde e da relação entre operadoras, prestadores e beneficiários.

Os autores do livro “Judicialização de Planos de Saúde: Conceitos, Disputas e Consequências” debatem, junto com José Cechin, superintendente executivo do IESS, quais foram as situações de maior destaque e de mudança do setor.

São analisados grandes momentos como a Lei de Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde, nº 9.656, de 1998; a atuação do Poder Judiciário e as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) frente a pandemia de Covid-19, a mediação como solução à judicialização na saúde e muito mais.

O episódio conta com as participações do superintendente executivo do IESS, José Cechin; do juiz federal e especialista em Justiça Constitucional, Dr. Clenio Jair Schulze; da advogada e especialista em Direito Político e Econômico, Dra. Angélica Carlini; do médico e ex-presidente da Anvisa, Dr. Gonzalo Vecina Neto; do professor e economista José Luiz Carvalho; da coordenadora do Núcleo de Análise Econômica do Direito do INSPER, Luciana Yeung e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi.

O episódio já está disponível. Acesse pelo YouTube ou ouça em sua plataforma preferida de podcast.

Novos episódios da segunda temporada do IESSCast já estão disponíveis

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Série inédita de programas tem a participação dos ministros Marco Aurélio Buzzi (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ) e Marco Aurélio Mello (STF)

O IESSCast, podcast oficial do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), chegou à metade de sua segunda temporada. Ao todo, serão 15 episódios com especialistas que apresentam um olhar aprofundado sobre a judicialização da saúde suplementar. A nova série de episódios aborda os capítulos do livro “Judicialização de Planos de Saúde: disputas, conceitos e consequências”, organizado pelo IESS, em parceria com o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A obra é assinada por 20 autores convidados e está disponível para download de forma gratuita.

Já foram publicados os episódios com a participação do Ministro Marco Aurélio Buzzi, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Mello, Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), dentre outros especialistas. A nova edição tem, novamente, apresentação e mediação de José Cechin, superintendente executivo do IESS.

Os próximos episódios vão abordar temas como a diferenciação entre os conceitos de judicialização “neutra” e “negativa”; os fundamentos econômicos e atuariais dos planos de saúde; e o poder regulatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a relação com o STJ. Entre os convidados estão especialistas nas áreas de Saúde, Economia e Direito, como o Min. Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ), Ana Carolina Maia, Elival da Silva Ramos, Marcos Paulo Novais e Natália Pires de Vasconcelos.

Os episódios podem ser acessados nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts e Castbox, e os novos programas são publicados sempre às terças e sextas-feiras. O conteúdo também pode ser acessado, a qualquer momento, pelo site e pelo canal do IESS no YouTube em formato de websérie.

“Em tempos em que se discutem perspectivas e oportunidades pós-pandemia, iniciativas como o Open Health e as controvérsias jurídicas envolvendo a saúde suplementar, temos a oportunidade única de ouvir especialistas de diversos setores para entender de forma aprofundada sobre esses assuntos. O IESSCast também é uma importante ferramenta de divulgação de conhecimento para pesquisadores, gestores e pessoas interessadas em compreender melhor a saúde suplementar”, afirma Cechin.

 

Primeira temporada

A primeira temporada do IESSCast abordou o livro “Saúde Suplementar: 20 anos de transformações e desafios em um setor de evolução contínua”, composto por 14 artigos de diversos autores especialistas no tema, que apresentam as principais transformações, desafios e avanços nas duas décadas de saúde suplementar regulamentada. Além de uma revisão dos avanços ao longo da história, o podcast traz novidades, dados técnicos e análises profundas, atualizadas e relevantes para contribuir com o desenvolvimento do setor. A temporada pode ser conferida, integralmente, nas plataformas do IESS e o livro pode ser baixado aqui.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações

LetraCerta Inteligência em Comunicação

Vinícius Silva – [email protected]

(11) 94753-8787

Emerson Oliveira – [email protected]

(11) 98231-8002

Thiago Rufino – [email protected]

(11) 98770-0893

Jander Ramon – [email protected]

(11) 3812-6956

IESSCast 2ª temporada – EP #15: O poder regulatório da ANS e a relação com o STJ

Nome Ana Sobrenome Borges
Submitted by aborges on ter, 22/03/2022 - 12:51
No episódio #15, da segunda temporada do IESSCast, José Cechin, superintendente executivo do IESS, recebe o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva, para debater* o poder regulatório da ANS e a relação com o STJ.

IESSCast 2ª temporada – EP #14: Fundamentos econômicos e atuariais dos planos de saúde

Nome Ana Sobrenome Borges
Submitted by aborges on sex, 18/03/2022 - 13:13
No episódio #14, da segunda temporada do IESSCast, José Cechin, superintendente executivo do IESS, recebe Ana Carolina Maia, professora especialista em Contabilidade e Atuária e Marcos Paulo Novais, superintendente executivo da ABRAMGE - que durante a gravação deste episódio e da produção do livro, exercia o cargo de economista-chefe da ABRAMGE -, para debater os fundamentos econômicos e atuariais dos planos de saúde.