Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Outubro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O IESSdata foi desenvolvido para centralizar informações de forma dinâmica e acessível para pesquisadores, profissionais, gestores ou mesmo pessoas interessadas pelo setor de saúde suplementar. A plataforma reúne dados de diversos indicadores relevantes de economia e do setor e também permite o cruzamento de informações.

O usuário consegue visualizar, por exemplo, dados como o Índice de Variação do Custo Médico-Hospitalar (VCMH/IESS) e o total de beneficiários de planos de saúde, de acordo com região e tipo de vínculo. Dados econômicos do País, como Produto Interno Bruto (PIB), renda, inflação, nível de emprego e desemprego e juros, também podem ser consultados de maneira simples e prática. 

O IESSdata permite que cada usuário tenha um cadastro para definir os filtros de pesquisa conforme a sua preferência e as configurações podem ser programadas na dashboard personalizada. Após definir a segmentação, é possível consultar gráficos e criar tabelas para download. 

A plataforma é totalmente gratuita e a inscrição pode ser feita de forma rápida via formulário, ou usando a conta no Google, Facebook ou LinkedIn.

Acesse o IESSdata aqui.

Março 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

O IESSdata é um espaço interativo de pesquisa que possibilita, em um só lugar, reunir e cruzar informações de uma série de dados relevantes para compreender o setor da saúde suplementar. Pesquisadores, gestores ou mesmo pessoas interessadas pelo tema podem ter acesso de forma on-line e gratuita aos números do índice de Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH/IESS) e o total de beneficiários de planos de saúde no País de acordo com região e tipo de vínculo, por exemplo.

Além disso, a plataforma do IESS também agrupa dados econômicos importantes para o setor, como o Produto Interno Bruto (PIB), renda, inflação, nível de emprego e desemprego e juros. Tudo de forma simples e prática. O IESSdata foi desenvolvido de forma dinâmica para que o usuário consiga definir os filtros e cruzamento de dados de sua preferência.

Com poucos cliques, é possível conferir, por exemplo, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares ou exclusivamente odontológicos, a quantidade de operadoras de planos médicos, bem como as despesas assistenciais. O usuário ainda consegue consultar gráficos interativos e criar tabelas para download.

Para ter acesso aos dados do IESSdata, basta fazer uma inscrição rápida via formulário. Também é possível usar sua conta no Google, Facebook ou LinkedIn para acessar a plataforma. Clique aqui para mais detalhes.

Setembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

O IESSdata é um portal de pesquisa que reúne dados de diversos indicadores relevantes de economia e do setor de saúde suplementar. A plataforma on-line também permite o cruzamento de informações e o acompanhamento de dados como o Índice de Variação do Custo Médico-Hospitalar (VCMH/IESS) e o total de beneficiários de planos de saúde no País de acordo com região e tipo de vínculo, por exemplo.

A ferramenta foi desenvolvida para centralizar informações de forma dinâmica e acessível para pesquisadores do setor, profissionais que buscam dados sobre saúde suplementar, gestores ou mesmo pessoas interessadas pelo tema. Além disso, o IESSdata permite que cada usuário tenha um cadastro para definir os filtros de pesquisa conforme a sua preferência. Isso permite, por exemplo, o acesso ainda mais ágil de índices como a evolução dos beneficiários de planos médico-hospitalares, coletivos por adesão, por faixa etária e muito mais.

Todas essas configurações podem ser programadas na dashboard personalizada do IESSdata. Após definir a segmentação de maior interesse, é possível consultar gráficos interativos e criar tabelas para download. Cabe destacar que a plataforma é totalmente gratuita e a inscrição pode ser feita de forma rápida via formulário. Também é possível usar sua conta no Google, Facebook ou LinkedIn para acessar a plataforma.

Você pode consultar o IESSdata clicando aqui.

XI Prêmio IESS

Caso esteja produzindo um artigo científico ou trabalho de conclusão de pós-graduação, lembre-se que as inscrições para o XI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar foram prorrogadas até 29 de outubro. Confira o regulamento. Estudantes de graduação também podem inscrever trabalhos na categoria pôster – saiba mais.

Maio 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

Desde junho de 2014, quando estreamos este portal, continuamente buscamos melhorar e expandir nossos canais de comunicação, ampliando nosso contato com as pessoas e instituições que se interessam pela saúde suplementar. Afinal, todo nosso trabalho tem o objetivo de produzir e disseminar referências técnicas sobre a saúde suplementar brasileira e aumentar a compreensão sobre o setor. 

Para alcançar esse objetivo, além da modernização de nosso portal, da criação do IESSdata e deste Blog (já em seu 252° post), também “mergulhamos” nas redes sociais. Hoje, alcançamos a marca de 30 mil curtidas no Facebook e não poderíamos estar mais felizes. Faz, até agora, pouco mais de 1 ano que estamos presentes nessa rede: foram 867 posts e 74,8 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos). Muito obrigado!

Esperamos continuar contando com sua participação para estimular mais debates em prol do aperfeiçoamento da saúde suplementar no País, seja no Facebook ou em nas outras redes sociais em que estamos: LinkedIn e Twitter. 

Setembro 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

O total de beneficiários de planos médico-hospitalares recuou 3,4% entre julho deste ano e o mesmo mês de 2015. O que significa a extinção de 1,7 milhões de vínculos, de acordo com a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB). No total, o setor conta com 48,4 milhões de vínculos, o número mais baixo desde o fim do segundo semestre de 2013, quando havia 48,3 milhões de beneficiários.

Na contramão dos planos exclusivamente odontológicos, apresentados aqui no Blog na terça-feira (30/8), os vínculos com planos médico-hospitalares têm diminuído desde dezembro de 2014. A série histórica pode ser vista no IESSdata.

A região Norte do Brasil foi a que, proporcionalmente, mais perdeu beneficiários. Entre julho de 2016 e o mesmo mês de 2015, o total de vínculos com planos de saúde médico-hospitalares recuou de 1,9 milhão para 1,8 milhão. Queda de 6,6%. Em números absolutos, contudo, os 124.199 mil vínculos desfeitos na região Norte não representam 10% do total de beneficiários que deixaram de contar com um plano na região Sudeste, onde 1,3 milhão de vínculos foram extintos. O que representa recuo de 4,3%. A região ainda conta com 29,8 milhões de beneficiários ou 61,7% do total do País.

A região Centro-Oeste foi a única que apresentou relativa estabilidade nos 12 meses encerrados em julho. Com leve retração de 0,1%, 4.335 vínculos foram desfeitos na região que conta, agora, com 3,1 milhões de beneficiários. A região Nordeste tem 6,6 milhões de beneficiários, queda de 1,2% no período analisado; e a região Sul conta com 6,9 milhões de vínculos, 2,2% a menos do que em julho do ano passado.

A NAB ainda mostra que, no período analisado, o total de beneficiários desses planos recuou para todas as operadoras de planos de saúde, exceto as medicinas de grupo. Para essas operadoras, o total de vínculos apresentou leve alta de 0,7% na comparação entre julho de 2016 e o mesmo mês do ano anterior. Com isso, essas empresas passaram a atender 17,4 milhões de beneficiários, 128,1 mil a mais do que no período anterior.

A retração registrada foi fortemente puxada pelo resultado das cooperativas médicas, que perderam 1,3 milhão de beneficiários (1,1 milhão apenas na região Sudeste), representando uma queda de 6,6% entre julho de 2016 e o mesmo mês de 2015. Mesmo com a queda, as cooperativas ainda atendem a maior fatia dos beneficiários de planos médico-hospitalares: são 18,1 milhões de beneficiários ou 37,5% do total. Já as medicinas de grupo respondem por 17,4 milhões de vínculos ou 36% do total. 

As seguradoras especializadas em saúde atendem 6,8 milhões de beneficiários (14,1%); as autogestões, 4,9 milhões (10,3%); e as filantrópicas, 1 milhão (2,2%).

Julho 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

IESSdata é uma plataforma dinâmica de dados que reúne, em um só lugar, diversos indicadores relevantes para a compreensão do setor de saúde suplementar no Brasil e o acompanhamento de sua evolução. A ferramenta é, também, importante aliada no desenvolvimento de pesquisas, uma vez que possibilita o cruzamento de dados da Variação do Custo Médico-Hospitalar (VCMH/IESS), total de beneficiários de planos de saúde no país por região e/ou tipo de vínculo, entre outros. Fica a dica para os pesquisadores do setor, inclusive os interessados em se inscrever no Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar.

É possível, ainda, cruzar informações do setor com dados econômicos importantes, como PIB, renda, inflação, nível de emprego e desemprego e juros. O IESSdata gera dados em gráficos e tabelas, que podem ser analisados online ou baixados no formato Excel. Tudo de forma simples, prática e rápida.

No vídeo, uma apresentação da plataforma e também o passo a passo para aproveitá-la ao máximo:

COMPARTILHE: