Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dezembro 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

Nós sempre divulgamos, aqui no blog, textos alertando para os perigos relacionados à cirurgia bariátrica, como “Quais os riscos de fazer uma cirurgia bariátrica?” ou o TD 59 “Impactos da cirurgia bariátrica”. A última edição Boletim Científico aponta outra complicação relacionada a cirurgia que é pouco conhecida, mas que também deve ser levada em conta no momento de decidir ou não pelo procedimento: o risco de fratura após a cirurgia. 

O estudo “Change in fracture risk and fracture pattern after bariatric surgery: nested case-control study” (apresentado no Boletim Científico com o título “Mudança no risco de fratura e fratura padrão após cirurgia bariátrica: estudo de caso-controle”) analisou pacientes submetidos ao procedimento e comparou com um grupo composto por obesos e não obesos na província de Quebec (Canadá). Os resultados apontam que pacientes severamente obesos submetidos a cirurgia bariátrica são mais suscetíveis a fraturas em comparação com os outros grupos. Além disso, o risco de fratura muda de um padrão associado à obesidade para um padrão típico da osteoporose após a cirurgia. 

É fato, como já afirmamos, que a cirurgia bariátrica é um importante e efetivo mecanismo para tratar a obesidade, mas que deve ser utilizado apenas quando todos os critérios são cumpridos. Não como uma primeira alternativa ou procedimento emergencial.