A 110ª edição da NAB do IESS apresentou os números mais recentes do setor de saúde suplementar e apontou que, em agosto de 2025, o Brasil alcançou recorde histórico de beneficiários, tanto em planos de assistência médico-hospitalar quanto em planos exclusivamente odontológicos. Clique aqui e acesse a íntegra da Análise Especial.
O Brasil alcançou a marca de 52,9 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares em julho de 2025. Desse contingente, 38,4 milhões estavam vinculados a planos coletivos empresariais, o que equivale a quase três quartos de todos os vínculos (72,5%) e representa um recorde histórico. Clique aqui e acesse a íntegra da Análise Especial da NAB.
É possível contratar planos exclusivamente médico-hospitalar ou exclusivamente odontológico. No entanto, também existem modalidades que combinam as duas assistências em um único plano, oferecendo mais comodidade e, por vezes, vantagens econômicas. O objetivo desta análise é compreender quantos brasileiros optaram por essa combinação. Clique aqui e acesse a íntegra do relatório.
Segundo a 107ª NAB, com dados da ANS referentes a maio de 2025, o Brasil conta com cerca de 52,6 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares. Esse volume confirma a trajetória de crescimento da saúde suplementar, ainda que com dinâmicas distintas entre os diferentes tipos de contratação e faixas etárias. Clique aqui e acesse a íntegra da Análise Especial.
A presença das mulheres no sistema de saúde suplementar brasileiro tem evoluído de forma significativa ao longo da última década, refletindo mudanças sociais, econômicas e demográficas no país. Clique aqui e acesse a AE da NAB 106.
A Análise Especial da NAB nº 104 dá ênfase à expansão dos planos exclusivamente odontológicos no Distrito Federal. O relatório mostra que o DF atingiu uma taxa de cobertura de 27% em planos odontológicos, um índice significativamente superior à média nacional de 16,2%. Clique aqui e acesse o conteúdo.
O crescimento do mercado brasileiro de saúde suplementar está sendo impulsionado, em números absolutos, pelo desempenho do Estado de São Paulo. A Análise Especial da 103ª NAB mostra que, em janeiro de 2025, o Estado detinha 18,3 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares, crescimento de 1,8% em 12 meses, correspondendo ao saldo de 317,3 mil novos vínculos. Baixe a AE da 103ª NAB.
Minas Gerais atingiu um marco histórico no setor de saúde suplementar em 2024. Segundo a Análise Especial da 102ª edição da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiários), o Estado registrou o recorde de 5,8 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares em dezembro de 2024, crescimento de 2,4% ante o ano anterior, consolidando-se como o segundo maior mercado da região Sudeste, atrás apenas de São Paulo.
O Paraná registrou, em novembro de 2024, um total de 1,9 milhão de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, o maior já verificado pela série histórica iniciada em 2000. Em relação a novembro de 2023, o crescimento é de 12,8%, com acréscimo de 218,1 mil beneficiários no período. Os dados constam da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
José Cechin, superintendente executivo do IESS, analisa que o crescimento do número de beneficiários de planos odontológicos resulta de dois fatores: expansão do nível de emprego no Estado e a valorização do benefício odontológico aos trabalhadores.
“Se notarmos o crescimento verificado no período, dos 218,1 mil novos beneficiários, 183,1 mil estão vinculados a planos coletivos empresariais, aqueles concedidos pelas empresas a seus colaboradores. Esse segmento de contratos teve alta de 15,1% na comparação anual, acima, portanto, da média do mercado, que foi de 12,8%”, afirma.
No período analisado, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged-MT) indicam aquecimento do mercado de trabalho paranaense. Os empregos formais no Paraná aumentaram entre novembro de 2023 e novembro de 2024: passaram de 3,1 milhões para 3,2 milhões, o que representa uma alta de 131,8 mil vagas, ou 4,2%. “Com a tendência positiva dos últimos meses e a projeção de mais crescimento no emprego formal, espera-se que o Estado continue a liderar a região Sul, consolidando-se como referência no setor de planos odontológicos”, indica o estudo do IESS.
Clique aqui e acesse a íntegra da Análise Especial da NAB 101.
Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.
Mais informações
LetraCerta Inteligência em Comunicação
Jander Ramon - [email protected]
(11) 98205-2738
O Paraná registrou, em novembro de 2024, um total de 1,9 milhão de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, o maior já verificado pela série histórica iniciada em 2000. Em relação a novembro de 2023, o crescimento é de 12,8%, com acréscimo de 218,1 mil beneficiários no período. Veja na Análise Especial da NAB.