Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Maio 2019
Salvar aos favoritos Compartilhar

A necessidade de o setor de saúde ter indicadores claros para indicar a qualidade dos prestadores de serviços aos beneficiários é um dos pontos que temos reforçado já há algum tempo, inclusive demonstrando que, sem esses indicadores, faltam ferramentas efetivas para combater falhas como as que apontamos no 2° Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil – relembre

Portanto, nos cabe elogiar iniciativas como a que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está lançando juntamente com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), por meio do programa Proadi - SUS, para o desenvolvimento de indicadores de qualidade hospitalar. Neste projeto piloto será desenvolvido um painel com 14 indicadores de qualidade e cinco linhas de cuidado referentes às condições clínicas mais frequentes em internações: Acidente Vascular Cerebral (AVC); Síndrome Coronariana Aguda; Câncer de mama e próstata; Artropatia de quadril; e, Sepse. 

A iniciativa – acesse o anúncio da ANS sobre o tema – pretende padronizar a coleta de dados dos serviços hospitalares e criar um sistema se avaliação que permita a identificação de boas práticas, comparação entre as instituições e a detecção de pontos de aprimoramento. A divulgação desses indicadores, como já falamos aqui, permitiria aos beneficiários e mesmo aos não beneficiários a comparação das instituições de saúde e a tomada de decisões importantes com base em indicadores sólidos, como já acontece em outros países. 

Para entender como a questão é tratada nos Estados Unidos, por exemplo, recomendamos a releitura do nosso post “As lições do The Leapfrog Group: Indicadores de qualidade na prática”. Outra opção é rever a apresentação de Matt Austin, pesquisador e professor da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e supervisor científico de Pesquisa Hospitalar do The Leapfrog Group (EUA), durante o Seminário Internacional "Indicadores de qualidade e segurança do paciente na prestação de serviços na saúde"

https://www.youtube.com/watch?v=3-e-WOe7HiQ

 

Apresentação de Renato Camargos Couto, médico, professor da pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Diretor do IAG Saúde, no Seminário Internacional - Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizado dia 15 de agosto no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente Seminário IESS

O uso de indicadores de qualidade nas Operadoras de Planos de Saúde | Luiz Celso Dias Lopes

Agosto 2018

Apresentação de Luiz Celso Dias Lopes, diretor técnico do Grupo NotreDame Intermédica, no Seminário Internacional - Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizado dia 15 de agosto no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente

O uso dos indicadores de qualidade em hospitais: a experiência da Americas Serviços Médicos (UHG Brasil) | Dario Ferreira

Agosto 2018

Apresentação do Dr. Dario Ferreira, diretor da Americas Serviços Médicos, no Seminário Internacional - Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizado dia 15 de agosto no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente

Jornada de alta confiabilidade: cuidado melhor, mais seguro e mais inteligente | Jay Bhatt

Agosto 2018

Apresentação de Jay Bhatt, Chief Medical Officer and President of the Health Research and Educational Trust (HRET) of the American Hospital Association (AHA), no Seminário Internacional - Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizado dia 15 de agosto no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente

Uma visão geral do papel da PHIN no sistema de saúde privado do Reino Unido | Andrew Vallance-Owen

Agosto 2018

Apresentação de Andrew Vallance-Owen, presidente do Private Healthcare Information Network (PHIN), no Seminário Internacional - Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizado dia 15 de agosto no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente

Qualidade assistencial e segurança do paciente em serviços da saúde | Luiz Augusto Carneiro

Maio 2018

Apresentação de Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS, na abertura do Seminário Internacional - Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizado dia 15 de agosto no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Apresentação Prêmio IESS Indicadores de qualidade e segurança do paciente

Abertura do seminário Qualidade e Eficiência na Saúde | Luiz Augusto Carneiro

Dezembro 2017

Abertura do seminário Qualidade e Eficiência na Saúde, feita pelo superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente Prêmio IESS

Construindo uma estratégia para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde | Ana Maria Malik

Dezembro 2017

Apresentação de Ana Maria Malik, professora da FGV, durante o seminário Qualidade e Eficiência na Saúde

Apresentação Indicadores de qualidade e segurança do paciente

Revolucionando o sistema de saúde por meio da qualidade e eficiência | Maureen Lewis

Dezembro 2017

Apresentação de Maureen Lewis, CEO da Aceso Global, durante o seminário Qualidade e Eficiência na Saúde